Entenda como reclamar seus direitos como consumidor e a importância de agir

O número de reclamações dos consumidores chegou, no ano passado, a três milhões e duzentas mil nas principais plataformas de monitoramento do Governo Federal. As maiores queixas foram contra bancos, financeiras e administradoras de cartões. Na sequência, aparecem os setores de telecomunicação, comércio eletrônico e transporte aéreo.

Já um outro levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor mostra que os planos de saúde também despontam no topo das reclamações, ultrapassando, inclusive, os serviços financeiros. São cobranças indevidas, contratos e aumentos abusivos.

Para entender como e onde reclamar os direitos enquanto consumidor, o CNN Nosso Mundo deste sábado (27) recebe Murilo Sechieri, professor e especialista em direito do consumidor da OAB-SP.

especialista destaca que há garantias previstas na Constituição, sendo uma delas a informação clara. Quando encontradas irregularidades, Sechieri ressalta que é importante que sejam feitas as reclamações aos órgãos competentes, o que pode ser realizado pela internet, dependendo do caso.

“Essa comunicação do fornecedor, mesmo que não sejam em órgãos oficiais, como reclamações em redes sociais, são muito eficazes por conta da preocupação que a empresa tem com a imagem. Mas é importante usar isso paralelamente e reclamar em todos os canais disponíveis”, diz.

Para saber mais sobre o assunto, como abordá-lo e agir, assista ao programa deste sábado (27) no canal 577 e pelo YouTube da CNN Brasil.

 

Fonte: CNN

 

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