O Carnaval de São Paulo e a diversão que respeita Direitos Humanos

O Carnaval pode ser um período de quebra de regras – mas não todas. Para que não se perca a consciência de que Não é Não, e de que “o espaço pode ser público, mas o meu corpo não”, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) estará presente nos circuitos dos blocos de rua e no sambódromo de São Paulo, com profissionais qualificados para receber denúncias e acolher vítimas de assédio sexual de acordo com o protocolo Não Se Cale, e de outras violações como racismo e LGBTfobia.

Também haverá a distribuição de pulseiras para a identificação de crianças, de modo a facilitar sua localização caso elas se percam dos responsáveis. Se for dada falta de algum adulto, o serviço da Divisão de Localização Familiar e Desaparecidos também poderá ser acionado.

No carnaval de rua, as tendas de Direitos Humanos estarão a postos desde o pré-carnaval, começando no dia 03 de fevereiro, das 10h às 19h, montadas estrategicamente ao lado dos Postos de Atendimento Médico e acompanhadas de uma Unidade Móvel. Também haverá pessoas no apoio circulando entre os blocos, vestidas com camiseta rosa-choque, para orientar os foliões sobre como proceder se forem assediadas ou importunadas e, se for o caso, encaminhá-las para o atendimento especializado.

O Ônibus Lilás, da Coordenação de Políticas para Mulheres, ficará estacionado no centro da cidade, em frente ao Shopping Light (Rua Xavier de Toledo, 23).

No Sambódromo a equipe da SMDHC estará presente todos os dias, desde o desfile do Grupo de Acesso no dia 03 até o desfile das campeãs no dia 17. Com uma tenda no Corredor de Serviços do local, a equipe de plantão contará com o apoio do programa Guardiã Maria da Penha, da Guarda Civil do município, e garantirá que a pessoa atendida possa chegar até uma viatura se o deslocamento for necessário. Além disso, avisos sonoros serão veiculados nos intervalos dos desfiles com orientações, cartazes informativos estarão afixados em locais estratégicos e pessoas que vão trabalhar no sambódromo serão sensibilizadas para saber como proceder diante de violações de direitos.

Durante o desfile das escolas de samba, entre uma apresentação e outra, equipes da SMDHC vão exibir faixas com mensagens de proteção aos Direitos Humanos e informações relevantes sobre os serviços oferecidos.

“Mas o mundo não está ficando chato?”

Não senhores. Só é brincadeira se os dois acharem graça. Se uma pessoa estiver se divertindo às custas do constrangimento ou desrespeito aos limites da outra pessoa, isso sim é chato.

“A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania São Paulo quer contribuir para que todo mundo se divirta – todo mundo mesmo”, reforça a Secretária Adjunta Marcia Francine, “e conta com o engajamento de todo mundo que tem essa noção”. Nosso time estará distribuindo tatuagens temporárias com mensagens como “Pedir para parar, parou” e “Racismo é Crime”.

Ah, e beba água, para evitar a hipertermia que pode até matar (desculpe se parecemos desagradáveis, mas é verdade) e para evitar que você se esqueça quem é, onde está e o que fez – e a ressaca vá muito além do Carnaval.

 

Locais onde estarão as tendas de Direitos Humanos

Zona Sul

Obelisco (Rua Abílio Soares com Praça Eisenhower) em todos os dias de pré, carnaval e pós.

R. Laguna (entre R. Bragança Paulista e R. Castro Verde) nos dias 03, 04, 17 e 18.

Centro

Shopping Light (Rua Xavier de Toledo com Viaduto do Chá) em todos os dias de pré, carnaval e pós.

Zona Oeste

Av. Henrique Schaumann (Esquina com Rua Arthur Azevedo) em todos os dias de pré, carnaval e pós.

Av. Faria Lima (esquina com Rua Santa Justina) nos dias 10, 11, 12 e 13.

Av. Marquês de São Vicente (em frente ao Fórum Trabalhista) nos dias 03, 04, 12, 13, 17 e 18.

Rua dos Pinheiros (em frente à Praça Portugal) no dia 04.

Av. Paulo VI (R. Ministro de Godoy com a Av. Sumaré) nos dias 10, 11, 13 e 17.

Zona Norte

Largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó (em frente ao mirante da Matriz) no dia 11.

Zona Leste

R. Alvinópolis, 2.971 no dia 03.

Praça Serra de Tape no dia 18.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.