Linha 5-Lilás tem primeira estação com telas que mostram tempo de espera para o próximo trem

ViaMobilidade, operadora responsável pela Linha 5-Lilás de metrô, iniciou a implantação de telas que passarão a informar o intervalo entre os trens. O sistema foi implantado pela primeira vez na Linha 4-Amarela, cuja gestão é feita pela ViaQuatro, também parte do grupo CCR.

Por enquanto, o novo painel pode ser visto na estação Santo Amaro, uma das principais paradas do ramal e que se conecta com a Linha 9-Esmeralda. Na tela estão dispostas informações importantes sendo elas:

  • Tempo de espera do próximo trem
  • Horário
  • Sentido da plataforma
  • Status das linhas em tempo real

Ao contrário do sistema implantado na empresa irmã, a ViaQuatro, os painéis da Linha 5-Lilás não informam ao passageiro a lotação dos carros. Geralmente essa informação é obtida através de dados do CBTC, algo que possivelmente deverá ocorrer no futuro.

Uma das prováveis razões envolve o sistema de sinalização CBTC que na Linha 5 foi fabricado pela Bombardier enquanto na Linha 4-Amarela ele foi fornecido pela empresa alemã Siemens.

Questionada, a ViaMobilidade informou ao site que “a Estação Santo Amaro da Linha 5-Lilás passou a exibir um cronômetro que mostra quanto tempo falta para a chegada do próximo trem. O sistema entrou em operação no último sábado, 1º de outubro, na Plataforma 2, sentido Chácara Klabin.

O cronômetro foi desenvolvido pela ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô de São Paulo. O objetivo é trazer mais conveniência aos passageiros, oferecendo informações sobre o tempo que será necessário aguardar na plataforma pelo próximo trem.”

 

Fonte: Metrô CPTM

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.