Estado como indutor do desenvolvimento e apoio técnico a municípios são desafios de frente da Alesp

Ajudar pequenos municípios paulistas na elaboração de projetos básicos visando atrair investimentos públicos e privados será um dos desafios da Frente Parlamentar pelo Desenvolvimento Econômico e Regional, lançada nesta terça (13) na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. A constatação é do deputado estadual Paulo Fiorilo (PT), que coordena o grupo.

Durante sua fala no evento de lançamento, o coordenador sublinhou que “as pequenas cidades têm muitas dificuldades para se inscreverem em editais de fomento”. Um dos desafios da Frente, acrescentou, será fazer pontes com governos e embaixadas “ajudando, inclusive, na elaboração de projetos”.

Para o subsecretário estadual de Desenvolvimento Urbano, José Police Neto, as desigualdades regionais são agravadas pela falta de planos estratégicos. “É preciso avançar na qualificação dos gestores locais, oferecendo instrumentos que deem suporte às decisões das equipes técnicas e dos prefeitos”, reconheceu.

O deputado Luiz Claudio Marcolino (PT), que coordena a Frente das Regiões Metropolitanas paulistas, a integração das duas frentes da Alesp converge para a descentralização do desenvolvimento estadual. Marcolino defende que o processo de metropolização seja caracterizado dentro do Orçamento Anual.

Na opinião do diretor do Instituto de Urbanismo e Estudos para a Metrópole (Urbem), Fernando de Mello Franco, é necessário entender São Paulo também a partir das diferenças socioeconômicas das suas regiões, buscando “políticas de desenvolvimento que equalizem essas desigualdades”.

“Acho que a Frente [pelo Desenvolvimento Econômico e] Regional entra justamente para pensar um possível equilíbrio entre essas regiões na totalidade do Estado”, completou Franco, ressaltando que as duas Frentes da Alesp podem atuar de forma articulada.

Por último, Fiorilo declarou que as duas Frentes vão pressionar os governos Estadual e Federal para que “possam ser indutores do desenvolvimento econômico” no território paulista. Na visão do parlamentar, é fundamental expandir a fronteira de investimentos públicos e privados para além das metrópoles e das grandes cidades.

O evento na Alesp também teve a participação de políticos, como os vereadores Hélio Rodrigues/PT (São Paulo) e Ricardo Canata/PSD (Leme), além do secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Diadema, Paulo Henrique Barbosa.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.