Telegram pode ser suspenso no Brasil por determinação do governo

Na última quinta-feira (20), o ministro da Justiça, Flavio Dino, anunciou a abertura de um processo administrativo contra o Telegram. A medida foi adotada após a plataforma não respeitar o prazo de envio sobre os mecanismos que dispõe para identificar e impedir a circulação de mensagens de ódio.

De acordo com o chefe da pasta, o processo pode resultar em sanções determinadas pelo Código de Defesa do Consumidor, que vão desde a aplicação de multas até a suspensão da plataforma no Brasil.

O processo foi de autoria da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). Segundo as informações concedidas pelo órgão, o Telegram foi a única rede social que não atendeu aos pedidos do Governo Federal.

Determinação do governo para as redes sociais

A determinação do governo para que as redes sociais enviassem dados sobre as políticas adotadas contra a disseminação de conteúdos impróprios foi dada nesta semana. Trata-se de uma das respostas em decorrência dos ataques às escolas nos últimos dias.

O governo agora trabalha com uma operação nacional com o intuito de garantir a segurança nas instituições de ensino. Desde o início da ação, foram determinadas mais de 300 prisões ou apreensões e mais de 2 mil boletins de ocorrência foram registrados.

Conforme aponta o secretário nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, Wadih Damous, o Telegram é uma rede de difícil comunicação. Por isso, foi tomada a decisão da abertura do processo.

Telegram: o que é?

O Telegram é um aplicativo de mensagens instantâneas criado em 2013 por Pavel Durov e sua equipe de desenvolvedores. Ele permite que os usuários enviem mensagens de texto, voz, fotos, vídeos e outros arquivos para indivíduos ou grupos, e também tem recursos de chamadas de voz e vídeo.

Se destaca por suas características de privacidade e segurança, como criptografia de ponta a ponta opcional, autodestruição de mensagens, autenticação em dois fatores e a possibilidade de criar chats secretos que não são armazenados nos servidores.

 

Fonte: SEU CRÉDITO DIGITAL

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.