Servidores de Barueri recebem qualificação em Geoprocessamento na Gestão Municipal

A Secretaria de Recursos Naturais e Meio Ambiente de Barueri (Sema), por meio da Departamento de Planejamento Ambiental, trouxe aos servidores municipais a possibilidade de aprenderem mais sobre Geoprocessamento na Gestão Pública Municipal. 

O objetivo é capacitar servidores municipais no uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para o efetivo desempenho das suas atribuições em projetos que envolvam a consulta, a análise e o gerenciamento de dados espaciais.

Com uma carga de 16 horas, as aulas ocorreram durante os dias 14 e 20 de julho no Instituto Técnico de Barueri (ITB) do Jardim Belval, mantido pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb), que cedeu o laboratório de informática para as aulas. O professor responsável pela capacitação é o engenheiro ambiental da Sema, Jonatas Fernandes Marques. Cerca de 26 servidores se inscreveram.

As aulas foram dinâmicas, com conteúdo demonstrativo, expositivo e participativo. O programa incluiu conceito de geoprocessamento, dados espaciais e alfanuméricos, cartografia, Sistema de Referência de Coordenadas (SRC), além de ensinar a instalar, manusear e alimentar o programa QGIS, utilizado nesse tipo de atividade. 

Justificativa

É a primeira vez que essa capacitação é ministrada para o funcionalismo. Ela já foi ofertada aos profissionais da Sema e, como seu conteúdo é de extrema importância para o aprimoramento no uso de ferramentas de georreferenciamento para melhorar constantemente a gestão urbana, surgiu a ideia de abri-la para mais interessados da municipalidade. 

“O curso surgiu a partir das discussões de um grupo de trabalho com servidores de várias Secretarias. O grupo é responsável pela implantação de um novo Sistema de Informações Geográficas na Prefeitura. Verificou-se, então, que há necessidade de capacitar os servidores, tanto os que fazem parte do grupo de trabalho quanto demais interessados sobre o uso de ferramentas SIG para melhorar a gestão municipal urbana”, explica o engenheiro Jonatas.

Em 2022 a Secretaria de Habitação de Barueri (Sehab) deu início à implantação de um novo SIG. Ele permite a consulta de dados e também análises espaciais, principalmente a integração e o compartilhamento de informações entre os órgãos municipais. As ferramentas de geoprocessamento são fundamentais para a gestão territorial urbana, melhorando a capacidade de análise dos problemas públicos e a efetividade das políticas, programas e projetos municipais.

O documento com o plano de ensino da capacitação informa que “o município tem um papel muito relevante na gestão territorial urbana. A partir da descentralização das políticas públicas no Brasil, a União e os Estados distribuem investimentos que se materializam através da ação direta dos servidores municipais. Por isso, os Sistemas de Informação Geográfica – SIG são ferramentas poderosas para a consecução dessas políticas na área urbana, através do mapeamento do uso e ocupação do solo, monitoramento do desmatamento, gerenciamento de licenças, regularização urbana etc”. 

A Sema estuda abrir novas turmas desse curso futuramente, assim como de outras temáticas relacionadas.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.