O que os gatos veem quando ficam olhando para o nada? Ciência descobriu a resposta!

Dúvidas sobre a visão felina, como “gato enxerga no escuro?” ou “gatos veem cores?” são comuns entre pais e mães de pet. A visão dos bichanos é surpreendente e a forma como esses animais enxergam o mundo impacta bastante nos modos do felino. Um dos comportamentos que mais chamam a atenção é quando o gato fica parado olhando para o nada. Você já deve ter encontrado seu peludo encarando um ponto fixo sem nenhum motivo aparente e se perguntou o motivo. Algumas pessoas acreditam que gatos veem espíritos e essa é a razão desse comportamento. Mas o que a ciência diz sobre isso? Descubra a seguir!

Gatos veem espíritos? Entenda o que os bichanos encaram quando ficam olhando para o nada

A crença de que gatos veem espíritos é antiga e muitas pessoas acreditam que seja verdade. É muito comum ver bichanos encarando o nada de uma hora para outra, como se estivessem testemunhando a presença de um fantasma. Mas afinal, gatos veem espíritos? A resposta é não. Porém, os gatos realmente estão vendo algo que nós não enxergamos: os raios ultravioletas. Uma pesquisa realizada pelo biólogo Ronald Douglas e pelo neurocientista Glenn Jeffery publicada na Proceedings of the Royal Society constatou que alguns mamíferos enxergam os raios violetas de forma mais sensível que outros. A estrutura do olho humano impede que uma pessoa consiga visualizar esses raios. Já o olho do gato, conforme comprovado pelo estudo, tem a capacidade de enxergá-los. Quando vemos o gato olhando para o nada, ele não está enxergando espíritos, mas sim os raios ultravioletas que nós não vemos.

A forma como os gatos enxergam raios ultravioletas faz sua visão ser diferente da nossa

A capacidade de visualizar os raios ultravioletas impacta na forma como os gatos veem. Os humanos enxergam as cores de forma sólida. Ao olhar uma folha de papel, por exemplo, visualizamos apenas a cor branca. Como os gatos enxergam os raios ultravioleta, eles visualizam manchas, marcas e texturas diferentes que pertencem a esses raios. Por isso, algo simples para nós, como uma folha de papel branca, é super chamativo aos bichanos. Isso explica porque às vezes eles simplesmente param para olhar o nada: na verdade, estão vendo diferentes manchas e texturas que somos incapazes de perceber.

Para ter uma ideia de como os gatos veem, os humanos podem fazer o experimento de colocar luz negra em um ambiente. Ao jogar esse tipo de luz, podemos ver manchas antigas no sofá, detalhes de sujeira na parede, entre tantas outras coisas que não vemos normalmente. Porém, os bichanos enxergam essas marcas a todo momento. Uma mancha de xixi de gato no sofá muito antiga que já foi limpada há muito tempo ainda consegue ser visualizada pelos peludos. Como certeza, o mundo é muito mais chamativo na visão do gato.

A forma como os gatos enxergam permite que eles consigam ver os raios ultravioletas

A forma como os gatos enxergam permite que eles consigam ver os raios ultravioletas

 

Gato enxerga no escuro? Conheça mais curiosidades sobre a visão felina

Deu para perceber que a estrutura do olho do gato é diferente da nossa, né? A forma como os gatos enxergam é bastante diferente da nossa e vai muito além de visualizar raios ultravioletas. Tanto no olho humano quanto no felino, existem duas estruturas importantes: os cones, que são responsáveis pela percepção das cores e garante a visão diurna, e os bastonetes, que atuam na visão periférica e noturna. No olho humano, os cones são muito mais numerosos que os bastonetes. Já nos gatos, acontece o inverso. Isso quer dizer que os gatos veem no escuro com mais facilidade que nós, mas percebem menos cores. Além do fato de que os gatos veem no escuro muito bem, a visão periférica do animal é surpreendente. Enquanto o olho humano enxerga até 180º, os bichanos conseguem ter uma visão periférica de 200º.

Gatos veem cores, mas não da mesma forma que os humanos

Se por um lado o gato enxerga no escuro com muito mais eficácia que os humanos, a sua capacidade de perceber cores é bem menor. A ideia de que gato enxerga preto e branco é incorreta, mas seu espectro de cores é reduzido. Com a menor quantidade de cones, os bichanos têm uma célula fotorreceptora a menos. Como consequência, os bichanos não conseguem visualizar tons de verde. Portanto, os gatos veem cores, mas não enxergam tonalidades diferentes de verde. Ao visualizar objetos dessa cor, eles provavelmente enxergam tons acinzentados.

Fonte: PATAS DA CASA

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.