Dança da Vida e Saga são as canções vencedoras do Femupo 2022 em Barueri

O Festival de Música Popular Brasileira – Femupo, criado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) de Barueri, existe há 49 anos e em cada edição são revelados novos talentos de todo o Brasil. Nesta edição de 2022, o Centro de Eventos recebeu a apresentação de músicos de Minas Gerais, Santa Catarina, interior de São Paulo e capital, que disputaram as premiações e juntas totalizaram R$69 mil.

Na sexta-feira e no sábado, dias 7 e 8, foram realizadas as eliminatórias. A finalíssima aconteceu no domingo e contou com quatro apresentações de canções na categoria Prata da Casa (moradores de Barueri) e 10 canções na categoria Livre.

O musicista Paulo Barros, morador do bairro Regina Alice, sempre participa do Femupo e foi o grande vencedor da categoria Prata da Casa com a canção “Dança da Vida”. Ele também recebeu o prêmio “Aclamação Popular” pela canção que recebeu mais aplausos, segundo o decibelímetro – medidor de decibéis. O músico celebrou a vitória: “achei muito difícil essa edição, as pessoas são muito competentes, isso enaltece a música popular. Quem ganha é a música brasileira e a música de Barueri. Estou muito feliz com essa conquista”.

Já na categoria Livre, que envolve a participação de artistas de outros estados e cidades do Brasil, a grande vencedora foi uma mulher, Graziela Medori, da cidade de Tietê, interior de São Paulo, com a canção “Saga”. “Essa é a primeira vez que participo do Femupo, eu não esperava ficar com o 1º lugar, tem muita gente talentosa e fazendo belíssimos trabalhos de composição e interpretação no festival. Estou muito feliz de interpretar a canção da compositora Valéria Velho, foi um presente!”, declarou Graziela.

Um dos jurados do Festival, Nuno Mindelis, considerado um dos mais conceituados guitarristas de blues do mundo, avaliou o festival. “É um privilégio poder participar desse festival, fiquei feliz e impressionado com a qualidade de muitos grupos de Barueri e outros lugares. Conheci talentos de Barueri com qualidade surpreendente. Gostaria que o Femupo deslanchasse cada vez mais. A arte e a música mudam as vidas das pessoas, principalmente das crianças”, finalizou.

Para o secretário de Cultura e Turismo, Jean Gaspar, eventos como o Femupo acontecem por conta do investimento feito pela Prefeitura na área cultural. “Estamos de volta com muita satisfação, recebemos grandes revelações que apresentaram trabalhos maravilhosos, foi uma grande surpresa o que vimos aqui. Eu acompanhei todas as apresentações e como gestor público fico muito feliz em poder realizar o Femupo, o festival é um encontro onde as pessoas se divertem e levam muita arte para todo o Brasil”, finalizou Jean.

Confira a lista das músicas premiadas:

Categoria Prata da Casa

1º lugar – Dança da Vida – P. Barros

2º lugar – Saudade da Severina – Diego Henrique

3º lugar – Bahia de Todos os Santos, Cantos e Raças, meu Axé – Tiago Nascimento

4º lugar – Caminhar – Andarilhos

 

Categoria livre

1º lugar – Saga – Graziela Medori

2º lugar – Córgo do Meio – Duo Aduar

3º lugar – Tudo Cai – Demetrius Lulo

4º lugar – Rodopiou – Zeca Barreto

5º lugar – Se não for Agora Será Tarde – André Fernandes

Prêmio Melhor Intérprete: Márcia Cherubin, com a música “Inteira”

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.