Capacitação a distância sobre gestão sustentável de resíduos sólidos urbanos alcançou 348 cidades do País

O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), no âmbito do projeto de cooperação técnica ProteGEEr, financiado pela Iniciativa Internacional pelo Clima (IKI) e implementado por meio da Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH, divulgou um balanço dos cursos de ensino a distância promovidos em 2021 e 2022.

As atividades alcançaram 348 municípios brasileiros dos 26 estados, além do Distrito Federal. Foram 2.143 participantes (exceto quem nunca acessou o curso) e 844 certificados, o que representa 38,38% em relação ao número total de alunos dos cursos. Das pessoas certificadas, 447 (52,9%) são mulheres.

“O formato EAD dos cursos oferecidos pelo MDR em parceria com a GIZ possibilita que as regras a serem cumpridas pelos municípios e prestadores de serviços em relação ao manejo de resíduos sólidos urbanos se tornem cada vez mais acessíveis, inclusive em locais remotos do País”, destaca o coordenador-geral de Saneamento Integrado, Resíduos e Drenagem da Secretaria Nacional de Saneamento do MDR, Jamaci Avelino do Nascimento Junior.

Foram quatro turmas atendidas nos cursos, que abordam os temas de cobrança, consórcios e encerramento de lixão e são instrumentos de apoio aos gestores municipais no atendimento do Marco Legal do Saneamento. São eles: Fundamentos e Premissas Chave para a Gestão Sustentável de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) e Tratamento e Valorização de RSU (Resíduos Sólidos Urbanos).

“São cursos feitos para ajudar os municípios nos desafios da gestão pública relacionados ao manejo de resíduos sólidos urbanos, para dar suporte ao gestor municipal na tomada de decisão. Eles apresentam soluções para o tratamento de resíduos “, explica a diretora do Projeto ProteGEEr pela GIZ, Hélinah Cardoso Moreira.

Dos cursos que mais atingiram os municípios, destaca-se Fundamentos e Premissas-Chave para a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), ministrado em 2021, com 179 cidades brasileiras, bem como o com mais mulheres certificadas, 153, e número total de certificados, 299.

Já o que contou com o maior número de participantes foi o Tratamento e Valorização de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), também em 2021, com 779 participantes, excluindo aqueles que nunca acessaram o curso.

 

Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR)

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional 

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: