1ª Virada da Castração supera expectativa e atende 1.288 animais no mês de julho

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Proteção Animal, concluiu no mês de julho a 1ª Virada da Castração para os cães e gatos do município. A objetivo inicial era realizar 1 mil castrações, porém essa expectativa foi superada, com 1.288 animais castrados em um único mês. A facilidade de acesso (o serviço foi prestado nos bairros) e o bom atendimento dos profissionais envolvidos foram responsáveis pelo número expressivo. A Coordenadoria de Bem Estar Animal, ligado à secretaria, foi responsável pelos trabalhos.

Embora o serviço esteja disponível durante todo o ano, a 1ª Virada da Castração teve também o objetivo de reforçar a importância do procedimento cirúrgico como um ato de cuidado e responsabilidade com os animais de estimação. O procedimento traz uma série de benefícios para os pets. Além de evitar comportamentos indesejáveis, como a marcação de território e fugas, a castração reduz a ocorrência de doenças como tumores de mama, de testículo e próstata, além de infecções uterinas, entre outros.

O Programa Permanente de Controle Reprodutivo de Cães e Gatos é um serviço oferecido pela Prefeitura Municipal de Mogi das Cruzes. O cadastramento acontece no PAC da Prefeitura, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 14h às 16h. No dia é necessário apresentar um documento com foto e um comprovante de endereço atualizado.

Três edições em julho

A 1ª Virada da Castração realizou três mutirões no mês de julho. Nos dias 1º e 2, o atendimento aconteceu na Vila Moraes. Os moradores do bairro fizeram o cadastramento de forma antecipada, pois a equipe da Coordenadoria percorreu a região dias antes do evento. O número de cadastrado foi tão grande que acabou sendo necessário abrir mais um dia do final de semana, no dia 16 de julho, para atender toda a demanda.

As regiões contempladas pelos mutirões e pelo serviço do Castramóvel são sempre informadas com algumas semanas de antecedência, por meio de carro de som no próprio bairro e pelos canais oficiais da Prefeitura de Mogi das Cruzes (site e mídias sociais) para que as vagas disponíveis sejam preenchidas no local.

Na inscrição, os tutores recebem todas as orientações sobre os cuidados pré-cirúrgicos para que o animal esteja apto no dia agendado para o procedimento. Como qualquer cirurgia, a castração requer preparo. A última ação do mês de julho aconteceu na Chácara dos Baianos, nos dias 22 e 23. Da mesma forma, os moradores puderam fazer o cadastro com antecedência e a procura foi intensa no final de semana do mutirão.

Além das ações de mutirões no ônibus do Castramóvel, na contagem são consideradas as ações permanentes de castração que ocorrem na sede do Núcleo de Bem Estar Animal (Nubea) e em uma clínica conveniada com a Prefeitura. Com a Virada da Castração, essas ações de rotina tendem a se intensificar: é isso que propõe o Projeto de Lei nº 105/23, que embasou essa primeira ação, que foi um marco histórico de castrações num único mês na cidade. Mais informações sobre o Programa Permanente de Castração de Caes e Gatos do Município podem ser obtidas pelo telefone 4792-8585 ou pelo e-mail coord.bemestaranimal@mogidascruzes.sp.gov.br.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.