O programa municipal de castração avança na cidade e já atendeu mais de oito mil animais desde 2022, quando o programa foi criado. O levantamento é da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal e aponta que cães e gatos de diversas regiões têm acesso gratuito aos procedimentos. A prioridade é atender animais sem tutores ou famílias de baixa renda, que não teriam condições de custear a cirurgia.
“Este programa é essencial para o controle populacional de cães e gatos, além de reduzir o abandono e melhorar a saúde pública”, explicou o secretário de Bem-Estar e Defesa Animal, Claudinei da Silveira Rodrigues, o Nei, que ainda destacou que, além da castração, as equipes costumam orientar os tutores sobre cuidados com a saúde animal, vacinação e registro de animais com chip de identificação.
No mês passado, a Secretaria Municipal de Bem-Estar e Defesa Animal deu início a mais uma etapa do Programa de Castração Animal. Desta vez, a campanha é específica para gatos, fêmeas e machos, de colônia e de protetores independentes. São 500 vagas e já foram realizados 130 procedimentos na Unidade de Atendimento e Apoio Operacional do BEA 2, antiga sede do Zoonoses.
“É uma demanda grande que temos e vamos atender esses animais visando melhorar as condições de vida e o bem-estar desses felinos”, comentou o secretário ao informar que as cirurgias estão sendo realizadas por profissionais contratados pela empresa especializada após novo processo licitatório. As inscrições já estão sendo feitas por protetores e tutores e são chamados de acordo com a ordem de cadastro.
Porém, novos cadastros podem ser feitos na sede da Secretaria Municipal de Bem-Estar e Defesa Animal (BEA 1), localizada à Rua Afonso Pessini, nº 36, no Imóvel Pedregulhal, próximo ao Shopping Buriti, no período das 9h às 16h de segunda a sexta feira.
O programa de castração é parte de uma estratégia mais ampla de controle de zoonoses e bem-estar animal na cidade. Especialistas em saúde pública ressaltam que, além do benefício direto aos animais, as castrações ajudam a reduzir o número de animais na rua, diminuindo os riscos de acidentes e de transmissão de doenças.
Prefeitura de Mogi Guaçu
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional