Ex-deputado Eduardo Barbosa morre em Brasília

O ex-deputado Eduardo Barbosa (MG) morreu na madrugada desta quarta-feira (23), aos 64 anos, em Brasília. Ele exerceu sete mandatos na Câmara dos Deputados (de 1995 a 2023), também foi ouvidor-geral da Casa e vice-líder do PSDB por vários anos.

Eduardo Barbosa foi autor do projeto que deu origem à lei que criou uma renda básica emergencial de R$ 600 aos trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa, durante a crise provocada pela pandemia da Covid-19 (PL 9236/17); e do projeto que originou a lei que obriga o País a garantir educação e aprendizagem ao longo da vida a jovens e adultos que estão fora da idade escolar e às pessoas que têm necessidades especiais (PL 5374/16).

Repercussão
O PSDB publicou uma nota lamentando a morte do deputado: “Sentimos profundamente a morte de Eduardo Barbosa, que foi deputado federal pelo PSDB, por Minas Gerais, durante sete mandatos. Fez um trabalho belíssimo, digno de todo reconhecimento.”

A nota do partido lembra ainda que o ex-deputado “promoveu políticas inclusivas, deixou um legado muito importante em prol das pessoas com deficiência, com forte atuação na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais)”.

Outros políticos lamentaram o falecimento nas redes sociais. “[Eduardo Barbosa] foi nossa referência na defesa dos mais vulneráveis e em todas as políticas sociais produzidas nas últimas décadas. Vai fazer muita falta na luta por justiça social e por um Brasil mais humano e melhor para todos!”, tuitou o deputado Osmar Terra (MDB-RS).

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento do deputado Eduardo Barbosa, grande defensor das Apaes, ótimo secretário de estado, um grande amigo que se vai”, disse o ex-deputado Eduardo Azeredo (MG), colega de partido de Barbosa.

Os deputados Daniel Trzeciak (PSDB-RS) e Rosângela Moro (União-SP) também lembraram, nas redes sociais, o trabalho de Eduardo Barbosa em prol das Apaes.

“Hoje perdi um amigo e parceiro na luta pela educação”, lamentou a ex-deputada e atual senadora Professora Dorinha Seabra Rezende (União-TO). “Grande referência na defesa dos direitos das pessoas com deficiência no Brasil”, reforçou o deputado André Figueiredo (PDT-CE).

A Federação PSDB/Cidadania também divulgou nota: “Recebemos, com profunda consternação, a notícia do falecimento do nosso amigo Eduardo Barbosa nesta madrugada. Homem público dedicado e um ser humano de excepcional valor, dedicou sua vida à busca pela inclusão social.”

A federação lembrou ainda que, em dezembro do ano passado, Eduardo Barbosa recebeu a medalha Mérito Legislativo da Câmara dos Deputados, que condecora autoridades, personalidades, instituições, programas ou movimentos que tenham prestado serviços relevantes ao Poder Legislativo ou ao Brasil.

 

Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.