Escola premiada no Concurso Cultural do programa Caminhos para Cidadania já contabiliza resultados

O Instituto CCR através da CCR AutoBAn premiaram a escola Emef Lourenço Daniel Zanardi da cidade de Hortolândia através do Programa Caminhos para a Cidadania. A iniciativa faz parte de um concurso cultural realizado anualmente e que contempla professores do Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano), participantes do programa. O concurso teve como premissa de valorizar e identificar ideias e experiências dos educadores da rede municipal de ensino, com materiais alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e às Metodologias Ativas.

Ao todo, 81 projetos no Brasil todo foram inscritos. Dentre estes, 30 projetos passaram à fase final. Por fim, dez trabalhos sendo de diferentes áreas de abrangência do programa foram vencedores. Cada ganhador recebeu 30 mil reais da CCR para aplicação das atividades que estão dentro do escopo do projeto, além de mentorias por um período de 5 meses.

O projeto de Hortolândia chamado “Guardiões do Meio Ambiente”, visa trabalhar o cuidado com o ambiente e com o próximo, refletindo sobre como deixar o planeta para as futuras gerações. Com ele, vem sendo desenvolvido a consciência ambiental dos estudantes e da comunidade local sobre o lixo que polui mares, rios, bueiros e lixões. Ao realizar atividades práticas como limpezas de áreas públicas e plantio de árvores, as crianças estão se tornando agentes de transformação e inspiram outras pessoas a adotarem práticas sustentáveis.

Com a premiação, houve plantio das árvores frutíferas e as crianças realizaram pesquisa sobre as espécies plantadas.  Durante as atividades as crianças aprenderam sobre a importância do plantar, o cuidado com a rega, os benefícios que as plantas e as árvores trazem para a escola, como sombra, frutos, atração de pássaros, borboletas e abelhas que farão a polinização. Foram realizadas várias ações educativas como a campanha de coleta de lacres para troca em cadeiras de roda, coleta de tampas para doação à ONG que realiza a castração de animais e o recebimento de pilhas para serem descartadas corretamente. Entre as benfeitorias realizadas, cabe destacar: pintura dos muros com elementos da natureza, jardim reformado, instalação de lixeiras recicláveis e construção de horta suspensa.

Participando pela primeira vez do programa e do concurso, a professora que leciona para crianças do 1º ano e idealizadora do projeto, Regiane Barichelo Kiel, ficou muito feliz em poder trabalhar as atividades na escola.

“Com ajuda da CCR estamos conseguindo colocar em prática o que levaria anos. Adquirimos várias coisas com o valor para viabilizar o projeto. Foi um ganho para a escola e os alunos. O que motivou a escrever o projeto foi a minha preocupação com o descarte correto dos lixos e a possibilidade das crianças serem as multiplicadoras junto aos seus familiares. Nós da escola e a CCR estamos fazendo a nossa parte para um mundo melhor”, destacou.

Regiane reforçou a importância de um programa como o Caminhos para a Cidadania que valoriza o professor, os alunos e a educação.

“Sempre digo que plantando as sementinhas, nossas crianças vão espalhar e gerar bons frutos. Cuidados básicos que fazem grande diferenças”.

O Programa Caminhos para a Cidadania acontece todos os anos para as cidades lindeiras do sistema Anhanguera-Bandeirantes. Outras informações acesse o site: www.caminhosparaacidadania.com.br.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.