Brasil perde 7,8 mil piscinas olímpicas de água por dia nos sistemas de distribuição

A quantidade da água tratada perdida nos sistemas de distribuição no Brasil representa um volume equivalente a 7,8 mil piscinas olímpicas desperdiçadas diariamente. O dado é de uma pesquisa feita pelo Instituto Trata Brasil, divulgada nesta quarta-feira. Com esse volume de água, seria possível abastecer 66 milhões de brasileiros, ou seja, o déficit de 35 milhões de pessoas sem acesso ao recurso não existiria mais.

A estimativa é de que cerca de 40% da água se perca nos sistemas de distribuição antes mesmo de chegar às residências. A causa para esse prejuízo seria por vazamentos nas tubulações que, em maioria, estão por baixo da terra e são imperceptíveis na superfície.

Para a presidente executiva do Instituto Trata Brasil, Luana Siewert Pretto, a ocorrência de vazamentos é natural, mas o nível registrado no Brasil revela o descaso das distribuidoras com a manutenção do serviço.

“Quando você tem uma perda de 18%, 20%, é considerada uma gestão adequada. Mas temos cidades com mais de 80% da água sendo perdida. Esse volume desperdiçado diariamente poderia abastecer 13 milhões de pessoas que vivem em favelas do Brasil todo por três anos”, explica.

O estudo destaca ainda o impacto ambiental do desperdício. O volume de água que poderia ser economizado da natureza ajudaria, segundo a pesquisa, a manter os rios mais cheios e diminuiria o impacto ambiental.

Segundo a pesquisa, com cerca de 40% da água se perdendo no processo de distribuição, o Brasil fica cada vez mais distante de atingir a meta do Novo Marco Legal do Saneamento.

Sancionado em 2020, o projeto tinha como uma das metas alcançar o índice de 25% de perda de volume até a chegada da água nas residências. Atualmente, todas as regiões brasileiras estão acima do valor estipulado. No Norte, mais da metade da água (51,22%) é desperdiçada e no Nordeste o índice é de 46,28%. O cenário mais otimista é encontrado no Centro-Oeste, onde há desperdício de 34,16% do volume de água.

 

Fonte: CNN Brasil

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.