Semurb informa sobre intervenção da CCR no viaduto Ottone Rusalen, em Barueri
Semurb informa sobre intervenção da CCR no viaduto Ottone Rusalen, em Barueri

Obras no viaduto Ottone Rusalen em Barueri

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Barueri (Semurb) informa que a CCR ViaOeste, concessionária responsável pelas obras de extensão das marginais da rodovia Castello Branco (SP-280), inicia nesta quarta-feira, 16 de abril, uma importante intervenção no viaduto Ottone Rusalen, localizado no km 26 da rodovia, sentido Oeste. A obra integra o projeto de ampliação das vias marginais da Castello Branco e tem previsão de conclusão no primeiro semestre de 2026.

 

 

A intervenção será realizada no trecho que conecta o viário municipal Rotary à Praça das Bandeiras, no Trevo de Barueri. Para a execução dos trabalhos, será necessária a interdição total da alça de acesso 26B da pista expressa (sentido interior) e do sentido Sul do viaduto, que leva ao centro da cidade.

Durante o período da obra, o lado norte do viaduto, no sentido da Estrada dos Romeiros, continuará operando com três faixas de rolamento em mão dupla. O tráfego será organizado por meio de um sistema de faixa reversível, ajustado conforme os horários de pico e a demanda de veículos.

Rotas alternativas para motoristas

A Semurb e a CCR ViaOeste orientam os condutores a utilizarem rotas alternativas durante o período de interdição:

  • Acesso 26A (antecipado): disponível antes da alça interditada, permite acesso ao Trevo de Barueri;
  • Retorno no km 32: motoristas podem seguir até o retorno no km 32 da rodovia para voltar ao dispositivo do km 26.

Toda a região contará com reforço na sinalização, apoio das equipes operacionais da concessionária, painéis de mensagens variáveis e informações atualizadas nos canais oficiais da CCR.

A Semurb também estará presente em toda a operação. De acordo com José Luiz Pinheiro Oliveira, secretário da pasta, “as melhorias da duplicação das vias marginais da rodovia Castello Branco irão impactar positivamente toda a região. Teremos novos acessos, melhorias na geometria da rotatória Rotary Club, retirando o cruzamento que existe atualmente, entre outras coisas. Segundo a CCR ViaOeste, a previsão de entrega é para o final de 2026. Sabemos que, no período de obras, temos transtornos devido aos desvios e interdições, e nossos agentes de Trânsito estão monitorando todo o trecho de obras dentro do viário municipal para garantir maior fluidez e segurança a todos. Como a interdição ocorrerá por um longo período, é importante que aqueles que puderem evitar a região utilizem a av. Marco, a av. Cachoeira, a rua Werner Goldberg, entre outras ruas da região, como rotas alternativas, bem como a utilização dos aplicativos de GPS”, orienta.

Investimentos 

Com investimento estimado em R$ 1 bilhão por parte da CCR Via Oeste, as obras nas marginais da Rodovia Castello Branco visam oferecer maior segurança viária, fluidez no tráfego e conforto para motoristas e motociclistas. O projeto contempla:

  • Ampliação das vias marginais entre os km 23 e 27;
  • Faixa adicional entre os km 27 e 31+650 (já entregue em dezembro de 2023);
  • Construção de duas novas pontes paralelas à atual Ponte Guilherme de Almeida, sobre o Rio Tietê;
  • Remodelação dos trevos de acesso a Barueri e Alphaville;
  • Readequação dos acessos locais, otimizando o escoamento do tráfego urbano e regional.

O cronograma prevê entregas parciais conforme a liberação dos trechos, com conclusão total estimada até dezembro de 2026. Importante destacar que esta é uma obra da CCR Via Oeste e não da Prefeitura de Barueri.

Obra cria 15 mil postos de trabalho e beneficia 2 milhões de pessoas

De acordo com informações da concessionária responsável pela obra, o projeto gerará cerca de 15 mil empregos diretos e indiretos, com prioridade para a contratação de mão de obra local, em Barueri. A empresa estima que aproximadamente 2 milhões de pessoas serão beneficiadas nos vários municípios da região.

Em relação aos materiais de construção, a concessionária calcula que serão utilizados 70 mil m² de concreto, 8,5 mil toneladas de aço e 35 mil m² de asfalto. 

Nanci Dainezi – 15/04/2025

Crédito das fotos: Cauber Drone/Secom

Prefeitura de Barueri

 

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