O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abriu, nesta terça-feira (22), o Debate Geral da 81ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Como é tradição desde 1955, o Brasil foi o primeiro país a discursar.
Principais pontos do discurso
Reforma da ONU: Lula destacou a necessidade de mudanças estruturais, especialmente no Conselho de Segurança, diante do aumento de conflitos armados e da corrida armamentista.
Conflitos internacionais: Citou a guerra entre Rússia e Ucrânia e a crise no Oriente Médio, defendendo diplomacia e diálogo como caminhos para a paz.
Crime organizado: Reforçou a importância da cooperação internacional no combate ao tráfico de armas e recursos ilícitos, mencionando iniciativas brasileiras na Amazônia.
Multilateralismo e saúde: Apontou desafios da OMC e defendeu o fortalecimento da OMS, alertando para os efeitos da desinformação sobre vacinas.
Meio ambiente: Ressaltou a agenda climática, a transição para economia de baixo carbono e o Fundo Florestas Tropicais para Sempre.
Desenvolvimento e desigualdade: Falou sobre geração de empregos, distribuição de renda e proteção social, além de iniciativas globais contra a fome e a pobreza.
Direitos das mulheres: Defendeu maior participação feminina no mercado de trabalho e combate ao feminicídio.
Tecnologia: Alertou para a regulação das big techs e da inteligência artificial, citando o ECA Digital como marco na proteção de crianças e adolescentes no ambiente online.
Contexto
O tema da Assembleia deste ano é “Restaurar a confiança, gerenciar a transformação: uma ONU que atenda a todas as pessoas”. A sessão reúne líderes de 193 Estados-membros e ocorre entre 22 e 28 de setembro.
Fonte:
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: