Barueri
Catia Maciel

O que fazer para não exagerar nas comidas do final do ano?

É quase impossível não exagerar na ceia de natal e ano novo , ou simplesmente comer um pouco a mais do que você está acostumada.

A boa notícia é que seu corpo está preparado para lidar com os exageros dessas duas noites , o corpo da gente é inteligente e ele sabe se autorregular.

A preocupação com o peso e com o corpo é algo tão comum e forte na nossa sociedade que a ceia de final de ano acaba sendo encarada como uma inimiga para muitos, a ponto de criar ansiedade e medo em muitas pessoas.

A forma como nos relacionamos com a comida pode explicar parte desse medo e ansiedade . Com tantas dietas , regras e modismos não sabemos mais o que é que “devemos” comer . Geralmente achamos que uma alimentação saudável é nunca poder comer um doce , ou nunca comer um salgado ou jamais tomar um refrigerante.

Mas em uma alimentação saudável cabe tudo , depende do contexto, da sua saúde , dos seus objetivos , da quantidade . Você pode comer DE TUDO , não precisa COMER TUDO.

Para aproveitar melhor as festas de final de ano feliz da vida deixo aqui algumas dicas :
• A primeira coisa é divirta-se, aproveita esse momento para dar risada , abraçar , confraternizar de fato.
• Antes de montar seu prato na ceia , dê uma olhada na mesa , com calma e veja os alimentos que você mais gosta e que geralmente só come nessa época.
• Se possível sirva-se em pratos menores , os estudos apontam que comemos menos quando usamos pratos e talheres menores.
• Comece pela salada , nessa época do ano , verão , clima quente , uma salada fresca vai muito bem , além de promover saciedade mais rápido por conta do volume de fibras.
• Reflita sobre quanto quer consumir de bebida alcoólica, quando você se planeja antes , vai se lembrar disso na hora de colocar mais uma cerveja ou pedir mais um drink.
• Escute seu corpo , presta atenção quando já tiver saciada, não coma para ficar estufada, com o estômago muito cheio. Você pode comer mais da ceia no dia seguinte.
• Por último não fale sobre o corpo de ninguém, se está magra ou gorda , isso não ajuda em nada o seu familiar , pelo contrário só vai fazer ele ficar triste e envergonhado.

“Desejo a todos vocês um feliz natal e feliz 2024 com muita saúde e com melhores possibilidades sobre a sua alimentação”.

Sobre Cátia Maciel:
Cátia Maciel, baiana , Assistente Social, Nutricionista especializada em transtornos alimentares pela USP, descobriu um câncer de mama em 2021 aos 45 anos , hoje atende de forma gratuita pacientes em tratamento do câncer de mama , dando orientações sobre alimentação especialmente na fase da quimioterapia, além de dividir com essas pacientes sua história.

Contato:
Instaram: @catiarmaciel
E-mail: catiamaciel@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.