Escritório de Projetos Itinerante – Edição Especial Lei Paulo Gustavo orienta agentes culturais em Mogi das Cruzes

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult), está ampliando as ações do Escritório de Projetos, que atua na orientação de agentes culturais interessados em elaborar projetos para editais de fomento e leis de incentivo à cultura. Com o projeto Escritório de Projetos Itinerante – Edição Especial Lei Paulo Gustavo, as atividades de capacitação, esclarecimento de dúvidas e mentoria serão realizadas em diversos pontos até o final do mês de agosto.

Com oficinas e atividades previstas inicialmente para cinco distritos da cidade, o Escritório Itinerante vai reunir interessados em geral na estruturação e escrita de propostas e na adequada reunião da documentação necessária para a inscrição, focando seus esforços neste momento especificamente nos editais da Lei Paulo Gustavo (acesse os editais na página www.cultura.pmmc.com.br). Também serão abordadas orientações referentes à elaboração da planilha orçamentária e à organização das atividades, de maneira a deixar os projetos mais claros e viáveis.

Segundo a secretária municipal de Cultura, Claudinéli Moreira Ramos, as ações do Escritório Itinerante visam apresentar em detalhe os três editais da Lei Paulo Gustavo abertos na plataforma da Secult, esclarecer eventuais dúvidas etambém realizar mentoria aos interessados, desde o momento da idealização do projeto até a finalização da inscrição.

“Nosso objetivo é ampliar a divulgação da Lei Paulo Gustavo e estimular o maior número de artistas e produtores culturais a inscreverem seus projetos de forma correta e consistente. Queremos selecionar 95 agentes culturais e projetos muito qualificados, contribuindo para a recuperação do setor cultural pós-pandemia e para oferecer muita arte e cultura a todas as regiões de Mogi. E ainda esperamos reunir um estoque de projetos para pleitear os recursos dos editais estaduais e de outros editais que têm circulado pelo país”, destaca a secretária.

As oficinas serão realizadas nas seguintes datas e localidades:
– Quarta, 16/08, 19h – Centro Cultural (Praça Monsenhor Roque Pinto, 360 – Centro)
– Quinta, 17/08, 18h30 – Escola de Artes AJPS (Rua Catarina Carrera Marcatto, 740 – Cezar de Souza)
– Sexta, 18/08, 18h30 – Missão Intensidade (R. Paulo Ono, 47 – Residencial Novo Horizonte)
– Sábado, 19/08, 9h – SAT Taiaçupeba (Rua Seis de Junho, 377 – Taiaçupeba)
– Sábado, 19/08, 14h – Jabuti Projeto Prema (Av Laurindo Pereira, 498 –Jundiapeba)
– Segunda, 21/08, 18h30 – Salão da Igreja Nossa Senhora da Piedade (Rua Antônio Rozendo de Lima, S/N – Quatinga)

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas diretamente pelo site, e-mail ou diretamente no local de realização da oficina. Os participantes receberão certificado e poderão ainda contar com o apoio personalizado nos dias seguintes, presencial ou online, mediante agendamento, para o esclarecimento de dúvidas remanescentes até a finalização da inscrição do seu projeto.

Mais informações, inscrições e agendamentos podem ser feitos pelo WhatsApp do Escritório de Projetos: (11) 97181-3792 ou pelo e-mail: escritoriodeprojetos.cultura@mogidascruzes.sp.gov.br

Escritório de Projetos da Secult
O Escritório de Projetos é um programa interdepartamental da Secretaria Municipal de Cultura de Mogi das Cruzes, coordenado pelo Departamento de Fomento e Economia Criativa da Secult e apoiado pelo Conselho Municipal de Cultura (Comuc).

Criado em 2023, atua diretamente na sensibilização, capacitação e orientação técnica junto a quatro públicos principais: 1. Proponentes e potenciais proponentes de projetos para as leis de fomento municipais, estaduais e federais e para outras fontes de recursos para a cultura; 2. Gestores públicos municipais da própria Secult e de outras pastas, especialmente das áreas jurídica, financeira, de planejamento e de análise de prestação e contas, bem como agentes públicos do Poder Legislativo, no intuito de ampliar a compreensão acerca do fomento à cultura e de avançar na desburocratização de normas e procedimentos correlatos; 3. Patrocinadores e potenciais patrocinadores de projetos incentivados por leis municipais, estaduais ou federais; e 4. Público em geral e interessados em informações relativas ao fomento à cultura.

Dentre os objetivos do Escritório de Projetos da Secult Mogi, destacam-se:
– Estimular artistas e agentes culturais que nunca atuaram ou que nunca foram aprovados em programas de incentivo à cultura a desenvolverem projetos qualificados, aproximando principalmente artistas e agentes culturais em situação de vulnerabilidades em mecanismo de fomento disponíveis;
– Orientar proponentes interessados em desenvolver projetos qualificados e mais atrativos para as leis de fomento à cultura nos âmbitos municipal, estadual e federal, e para outras fontes de recursos de incentivo à cultura, bem como a providenciar registros e prestações de contas corretas e completas;
– Estimular a qualificação técnica, a profissionalização e a formalização de artistas e agentes culturais em Mogi das Cruzes;
– Levantar e divulgar informações sobre o fomento à cultura e seus resultados em Mogi;
– Ampliar o conhecimento da população mogiana acerca da existência e importância dos mecanismos de fomento à cultura e estimular o reconhecimento, valorização e defesa das políticas públicas de cultura.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.