© Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Governo convoca 3,9 mil aprovados para o cnu, abrindo novas vagas

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) anunciou a convocação de 3.910 candidatos aprovados na primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), realizado em 2024. A medida visa preencher tanto vagas remanescentes quanto vagas adicionais em 21 órgãos federais.

Do total de vagas, 1.977 representam um aumento em relação às 6.600 originalmente previstas para o CPNU 1. Este incremento corresponde a um adicional de 30% sobre o número inicial de vagas. As 1.933 vagas restantes correspondem àquelas que não foram preenchidas nas primeiras chamadas do concurso.

Entre os convocados, 2.919 serão chamados para ocupação imediata, enquanto 991 deverão passar, primeiramente, por cursos de formação, etapa de caráter eliminatório, conforme edital publicado no Diário Oficial da União. Os editais específicos de cada curso de formação, contendo datas de matrícula e realização, serão divulgados posteriormente.

Após a publicação da convocação pelo MGI, cada órgão federal deverá realizar a nomeação dos candidatos para os respectivos cargos. A lista oficial dos candidatos nomeados e seus cargos será publicada no Diário Oficial da União (DOU). O candidato nomeado terá até 30 dias para tomar posse e, após a posse, o servidor empossado terá 15 dias para se apresentar no órgão e iniciar suas atividades no serviço público.

Para tomar posse, os candidatos devem atender a requisitos básicos, como ser brasileiro (ou português amparado pelo estatuto de igualdade), estar em dia com as obrigações eleitorais e militares (para homens), possuir a escolaridade exigida para o cargo, ter idade mínima de 18 anos, apresentar aptidão física e mental, declarar bens e valores patrimoniais e o exercício ou não de outro cargo público, e não ser beneficiário do seguro-desemprego. Alguns cargos podem ter requisitos específicos, como a apresentação de antecedentes criminais, e cada órgão pode requisitar documentos adicionais para a investidura no cargo.

O Ministério da Gestão garantiu que o preenchimento destas vagas já está autorizado e o valor das remunerações correspondentes está incluído no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA) de 2026.

A primeira edição do Concurso Público Nacional Unificado ofertou um total de 6.640 vagas, disputadas por 970.037 candidatos. As provas foram realizadas em agosto de 2024 em 228 cidades de todas as regiões do país. O CPNU, também conhecido como “Enem dos Concursos”, buscou democratizar o acesso ao serviço público e promover a diversidade na administração federal. O modelo serviu de base para o CPNU 2025, que está em andamento e oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais. A primeira fase já foi realizada, e a segunda fase, em formato discursivo, está programada para o próximo dia 7 de dezembro.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.