Nesta sexta-feira, 26 de setembro, a United Way Brasil realiza a 23ª edição do Viva Unido, com o tema “Viva Sua Comunidade”, no Centro Assistencial Cruz de Malta, em Jabaquara (São Paulo). O evento reunirá voluntários e a comunidade local em uma grande mobilização coletiva que une cultura, acesso a direitos e fortalecimento de vínculos. São esperados mais de 300 voluntários de 32 empresas parceiras, que realizarão atividades que impactarão diretamente cerca de 1700 pessoas.
Um dia inteiro de ações transformadoras
Entre 9h e 15h, a programação contará com atividades voltadas à educação, cultura, saúde, cidadania e bem-estar. Entre os destaques:
Serviços essenciais para a comunidade
- Mutirão oftalmológico com doação de óculos (em parceria com a One Sight Foundation)
- Orientação e mutirão jurídico sobre guarda, pensão, violência doméstica e outros temas de direito das famílias, promovido por advogados
- Oficinas de educação financeira, empreendedorismo, empregabilidade e Inteligência artificial
- Mentorias com CEOs convidados e rodas de conversa sobre superação Atividades culturais e de protagonismo juvenil
- Exposição fotográfica “Viva Sua Comunidade”, com registros produzidos por jovens do território, viabilizada pela Lei Rouanet, que conecta juventudes, cultura e expressão como forma de resistência e valorização da identidade local
- Oficina de grafite em tela e painel coletivo, em parceria com o grafiteiro Puga
- Oficinas de música, artes visuais, leitura e expressão corporal para crianças e adolescentes, Ações de cuidado e bem-estar comunitário
- Confecção de 50 bonecas negras para estimular identidade e autoestima para compor o acervo pedagógico da instituição
- Jogos e brinquedos pedagógicos com materiais recicláveis
- Oficinas de alimentação saudável e plantio de horta comunitária
- Pintura do parquinho e revitalização da instituição
- Ampliação do acervo da biblioteca e organização de bazar solidário Um movimento coletivo
“O Viva Unido é a expressão máxima do que acreditamos: quando empresas, voluntários e comunidades se unem, criamos oportunidades reais de transformação. Este ano, o tema ‘Viva Sua Comunidade’ reforça que cada gesto coletivo fortalece vínculos, amplia acessos e valoriza a identidade do território”, afirma Gabriella Bighetti, CEO da United Way Brasil.
O projeto foi financiado pela Lei Federal de Cultura (Rouanet) e conta com o patrocínio das empresas Anaconda, Cobra, Ecolab e Edwards Lifesciences. Além disso, participam do mutirão de voluntariado corporativo corporações parceiras como Lear, O-I, P&G, PwC, Dow, Zurich, Zurich Santander, Morgan Stanley, EY, Lenovo, Motorola, Accenture, American Tower, Kyndryl, Sanofi, Arcos Dorados e outras.
Serviço
Data: 26 de setembro de 2025
Local: Centro Assistencial Cruz de Malta – Jabaquara, São Paulo
Horário: 9h às 15h
Sobre a UWB
Integramos o ecossistema da United Way, a maior organização de filantropia e sem fins lucrativos do mundo, fundada há mais de 130 anos nos EUA, formada por pessoas e organizações de mais de 37 países. No Brasil, desde 2001, articulamos diferentes setores para atender às necessidades urgentes das populações mais vulneráveis e realizamos programas sustentáveis, de longo prazo, que buscam promover impacto sistêmico com foco no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos (primeira infância) e na inclusão produtiva de jovens de 15 a 29 anos.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional