O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) desenvolveu um projeto inovador que utiliza Inteligência Artificial (IA) para otimizar a análise de prestações de contas eleitorais. A iniciativa será apresentada em uma conferência no Paraná, entre os dias 26 e 28, focada no uso de IA na Justiça Eleitoral. O evento, denominado “TRE Inteligente: Desafios e Soluções com Inteligência Artificial”, tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimento e a colaboração no desenvolvimento de soluções baseadas em IA para os Tribunais Regionais Eleitorais.
O projeto do TRE-SP, idealizado pela Seção de Análise de Dados (Sead) em parceria com a Coordenadoria de Contas Eleitorais e Partidárias (Cocep), visa agilizar e tornar mais eficiente o processo de auditoria das contas, beneficiando tanto o tribunal quanto os partidos e candidatos. Anteriormente, a análise era realizada manualmente, comparando dados inseridos no Sistema de Prestação de Contas Eleitorais (SPCE) com documentos anexados ao Processo Judicial Eletrônico (PJe).
A solução proposta automatiza o processo, extraindo e cruzando as informações necessárias por meio de IA. A ferramenta consegue identificar e ler documentos em formato PDF anexados ao PJe com a etiqueta de Prestação de Contas Eleitorais (PCE), convertendo os dados em texto estruturado. Em seguida, a aplicação gera planilhas com os resultados, que são confrontados com as despesas registradas no SPCE Web. Embora a revisão humana ainda seja necessária, ela se torna mais focada, concentrando-se em documentos para os quais a IA não encontrou correspondências.
Os resultados iniciais são promissores, com uma redução significativa no tempo gasto na análise. A IA é capaz de identificar valores, tipos de documentos e a presença de assinaturas. Enquanto a auditoria tradicionalmente se baseia em amostragens devido ao grande volume de documentos, a solução de IA permite analisar todos os documentos anexados. Além disso, a aplicação pode ser replicada e não exige conhecimentos de IA ou programação por parte do usuário.
Embora a ferramenta esteja sendo utilizada em um número limitado de processos, incluindo contas partidárias, municípios inteiros foram processados durante a fase de testes. Segundo Luciano Pires, chefe da Sead, a maior prestação de contas do Tribunal, com valores na ordem de R$ 30 milhões, foi analisada em apenas dois dias com o auxílio da IA, um processo que normalmente levaria semanas. Pires afirma que a ferramenta atinge uma precisão de cerca de 80% nas análises. “Acredito que o maior ganho para o TRE é a diminuição do volume de trabalho, e para os candidatos, a redução do tempo de espera para saber se os documentos foram aprovados ou não”.
O TRE-SP recebe um grande número de processos de prestação de contas eleitorais, tanto de eleições municipais quanto gerais, e frequentemente esses processos contêm dezenas ou centenas de documentos que precisam ser examinados em um curto período de tempo. Foi nesse contexto que surgiu a ideia de desenvolver uma aplicação que pudesse automatizar parte do trabalho, aprimorando o processo de avaliação. A prestação de contas eleitorais abrange tanto as contas de campanhas eleitorais, referentes a partidos e candidatos, quanto as contas de partidos políticos, relacionadas às contas partidárias anuais. A legislação eleitoral estabelece regras para esse procedimento, que é fundamental para a fiscalização da situação contábil e financeira dos partidos e para prevenir o abuso de poder econômico e o desvio de finalidade no uso dos recursos arrecadados.
Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: