Uma das ações da atual guerra entre o grupo terrorista Hamas e Israel que tornam o confronto mais complexo é que, pela primeira vez, o Hamas capturou um grande número de pessoas em Israel para manter como reféns na Faixa de Gaza como reféns.
A guerra começou no sábado (7) com um ataque-surpresa a Israel. Partindo da Faixa de Gaza, o Hamas atacou cidades, comunidades rurais e uma festa rave em território israelense. Israel declarou guerra já no sábado.
Foi nesse primeiro momento do conflito que os combatentes palestinos captaram pessoas em Israel e as fizeram reféns. Entre eles, estão cidadãos do Brasil e de outras nacionalidades como a Argentina, a França, a Alemanha e a Ucrânia, segundo o Ministério da Defesa de Israel.
Na segunda-feira (9), após Israel bombardear a Faixa de Gaza, um porta-voz do Hamas afirmou que iria executar um refém israelense para cada edifício palestino bombardeado sem aviso.
As informações sobre os reféns ainda não são precisas.
O embaixador de Israel na ONU, Gilad Erdan, afirmou que são “entre 100 e 150” pessoas que foram levadas para Gaza.
Nesta terça-feira, o porta-voz do exército de Israel Daniel Hagari disse que as famílias de 50 reféns foram notificadas.
Veja abaixo o que se sabe das pessoas que foram sequestradas pelo Hamas
O exército de Israel afirma que sabe quais são as identidades deles. Essa informação, no entanto, não foi tornada pública.
As autoridades não falam nem mesmo o número exato de pessoas que foram sequestradas. De acordo com as declarações de representantes do exército, sabe-se que há pessoas idosas e crianças entre os reféns, e que a maioria deles foi capturada no sábado (7) pela manhã, o primeiro dia da guerra.
Entenda a guerra entre o Hamas e Israel
▶️ Como começou o conflito entre o Hamas e Israel? A mais recente disputa na região começou em 7 de outubro, quando o Hamas realizou um ataque-surpresa contra Israel. Essa foi a mais violenta ação contra o território israelense dos últimos 50 anos. Os serviços de inteligência do país não conseguiram antecipar que uma ofensiva dessa magnitude estava sendo preparada.
▶️ O que é o Hamas? O grupo terrorista é uma das maiores organizações islâmicas dos territórios palestinos e, desde 2007, controla a Faixa de Gaza. O Hamas é considerado um grupo terrorista por países como os Estados Unidos e o Reino Unido. Veja o vídeo abaixo para saber mais sobre o grupo.
▶️ Como foi o ataque? As ações se concentraram perto da fronteira da Faixa Gaza, de onde Hamas lançou lançados 5 mil foguetes. Por terra, ar e mar, com motos e parapentes, homens armados invadiram o território israelense pelo sul do país. Houve relatos de que os invasores atiraram em pessoas que estavam nas ruas e sequestraram dezenas de israelenses (incluindo mulheres e crianças), levados como reféns para Gaza.
▶️ Como foi a resposta de Israel? Diante da ofensiva do Hamas, o governo israelense iniciou uma retaliação. “Estamos em guerra e vamos ganhar”, disse o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, logo após o ataque. “O nosso inimigo pagará um preço que nunca conheceu.” Ainda em 7 de outubro, Israel lançou bombas em direção à Faixa de Gaza.
Fonte: G1
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional