Por Selma Cezar
Empreender no século XXI, em plena era digital, tem sido um grande desafio para muitos, mas também uma oportunidade valiosa para quem soube se adaptar às transformações do mercado. Pequenos negócios tornaram-se grandes ao entender que o cenário mudou, enquanto outros fecharam suas portas por não reconhecerem o valor do conhecimento digital.
Hoje, quem deseja empreender precisa estar atento às ferramentas tecnológicas. Basta uma breve navegação pelas redes sociais para encontrar histórias inspiradoras de pessoas comuns que inovaram na forma de oferecer seus produtos e serviços — e com isso, alcançaram o sucesso.
Um exemplo curioso e atual é o “morango do amor”: um doce que virou febre na internet, feito com morango coberto por brigadeiro branco e uma calda vitrificada de açúcar vermelho. Sua aparência e detalhes na produção gera na maioria das pessoas um desejo de consumi-lo. Com essa ideia, muitos aumentaram consideravelmente sua renda e conquistaram milhares de seguidores.
O segredo está em identificar o público-alvo, utilizar as ferramentas certas e investir em uma boa estratégia de conexão. Para isso, conhecimento é fundamental. Hoje não é mais necessário gastar fortunas com lojas físicas. Com Instagram, WhatsApp e outras plataformas, é possível divulgar um negócio para o país inteiro. As vendas online funcionam até de madrugada — é como ter uma loja aberta 24 horas por dia.
O acesso à tecnologia também está mais democrático. Com um celular em mãos, é possível utilizar aplicativos para planejamento de tarefas, controle financeiro, edição de fotos e vídeos, além da disponibilidade de cursos gratuitos no YouTube. A era digital trouxe recursos poderosos para quem está disposto a aprender e se desenvolver. Porém, é preciso ter constância, foco e sede por conhecimento.
Com esse cenário em mente, levei diversos cursos à Secretaria da Mulher e da Família de Santana de Parnaíba, voltados ao desenvolvimento de habilidades manuais, intelectuais, emocionais e, principalmente, digitais. Um exemplo: as participantes aprendem a fazer bolos de festa, estudar finanças para precificação correta, usar o Canva para criar artes para redes sociais, fazer cursos de marketing para se posicionarem melhor no mercado — tudo isso rumo a uma jornada de autonomia e transformação.
Essa é apenas uma pequena parte de toda a revolução que Santana de Parnaíba está vivenciando. Conhecida por seu patrimônio histórico, a cidade agora está se destacando como polo tecnológico. Com a criação da Fábrica de Programadores, estamos formando jovens e adultos capacitados para programar, criar sites, desenvolver jogos, utilizar a inteligência artificial e muito mais. Esses talentos são encaminhados para vagas em empresas parceiras, fortalecendo ainda mais a economia da nossa cidade. Fique de olho em Santana de Parnaíba, porque estamos olhando para o futuro , e gostamos do que estamos vendo lá!
Selma Cezar – Primeira-dama e Secretária da Mulher e da Família, da Prefeitura de Santana de Parnaíba