© Joédson Alves/Agência Brasil

Ligação do inss pedindo dados? cuidado com o golpe da prova de vida

Atenção, aposentados e pensionistas: golpistas estão se passando por funcionários do INSS para obter dados pessoais e financeiros. A tática envolve ligações telefônicas, onde os criminosos se identificam como da Central 135 e solicitam que o beneficiário digite opções para supostamente realizar a prova de vida ou tratar de restituição de descontos.

Se você receber uma ligação com esse teor, a recomendação é desligar imediatamente. O INSS não realiza a prova de vida por telefone ou mensagem de texto, tampouco solicita informações pessoais, senhas ou transferências bancárias por esses canais.

As regras para a prova de vida mudaram. Atualmente, o processo é automático, com o INSS cruzando dados dos beneficiários em diversas bases de dados oficiais. Apenas aqueles que não forem identificados por meio desse cruzamento automático precisam realizar a prova de vida.

Para saber se você precisa realizar a prova de vida, verifique o extrato bancário. O INSS notifica por meio do extrato aqueles que precisam regularizar a situação. A ausência de notificação no extrato indica que não há necessidade de realizar o procedimento.

Caso seja necessário realizar a prova de vida, existem duas alternativas seguras:

1. Meu INSS: Acesse o site ou aplicativo Meu INSS (disponível para iOS e Android), faça login e siga as instruções. Em alguns casos, pode ser necessário realizar o reconhecimento facial.
2. Aplicativo ou site do banco: Alguns bancos oferecem a opção de realizar a prova de vida por meio de seus aplicativos ou sites. Verifique se o seu banco oferece esse serviço.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central 135 ou acesse o aplicativo Meu INSS.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.