© Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Inss: últimos dias para contestar descontos não autorizados

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) têm até a próxima sexta-feira, dia 14, para contestar descontos considerados indevidos que foram realizados diretamente em seus benefícios. O prazo se refere a cobranças não autorizadas efetuadas por associações e sindicatos no período entre 2020 e 2025.

Para formalizar a reclamação, os beneficiários podem utilizar os canais oficiais disponibilizados pelo INSS. As opções incluem o acesso através do aplicativo ou site Meu INSS, o contato telefônico com a Central 135, ou comparecer pessoalmente a uma agência dos Correios.

Segundo declarações, a contestação representa o primeiro passo fundamental para assegurar o ressarcimento dos valores devidos por parte do governo federal. O objetivo é garantir que todos aqueles que sofreram descontos indevidos recebam de volta o que lhes foi retirado sem a devida autorização. O processo foi simplificado para facilitar o acesso, dispensando a necessidade de advogados ou intermediários. O procedimento pode ser realizado diretamente nas agências dos Correios ou através do aplicativo Meu INSS.

Desde a abertura do período para solicitar o ressarcimento, em maio, foram registradas 5,9 milhões de contestações por beneficiários que não reconheceram os descontos efetuados pelas entidades associativas.

Até o momento, a Previdência Social já restituiu R$ 2,4 bilhões a 3,6 milhões de aposentados e pensionistas. Esse montante representa 75,3% do total de beneficiários aptos a aderir ao acordo de ressarcimento.

É importante ressaltar que a adesão ao processo é gratuita e não exige o envio de documentos adicionais. O governo federal realizará o depósito dos valores automaticamente na conta bancária onde o beneficiário já recebe seus proventos.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.