Catia Maciel

Faça sua parte no Outubro Rosa

Esse é o texto mais fácil e o mais difícil que vou escrever o mais fácil, pois sei exatamente do que se trata, pois passei por isso e passei recente e o mais difícil, pois reviver essa história é reviver também um período de muitas dores, dúvidas, mas também de aprendizado.

Eu considero o meu diagnóstico tardio, era pra eu ter descoberto pelo menos 6 meses antes do que descobri, apesar de fazer os exames anuais por ter tido caso na família, em 2020 por conta da pandemia estiquei a corda e em fevereiro de 2021, com um atraso de pelo menos 6 meses descobri um câncer de mama. O tratamento é muito difícil e pode confiar em mim, Deus te livre de ter um câncer de mama, mas se tiver que seja descoberto ainda no inicio, bem no inicio, pois o tratamento é bem menos sofrido. O meu já não foi no início, mas graças a Deus estou aqui pra contar minha história e ajudar você a nunca passar por isso.

A quantidade de mulheres que morrem por ano em decorrência do câncer de mama é assustadora. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil. E só agora em 2023 são estimados por volta de 80 mil novos casos.

Receber o diagnóstico de câncer de mama abala e afeta, não só o corpo físico, mas também a saúde mental, não só a do paciente, mas de toda a família.

A prevenção e o diagnóstico precoce é sim a melhor saída, por isso não podemos poupar esforços para garantir que todas as mulheres possam fazer seus exames. É importante se tocar e reconhecer qualquer alteração no corpo e no seio. Mas o exame de imagem pode pegar o tumor ainda menor, ou seja, melhor prognóstico de cura.

O que eu quero deixar aqui é que a ação de cada uma de nós é importante para mudar o final dessa história. Precisamos mobilizar e ajudar aquela mulher que trabalha com a gente, a nossa vizinha, as nossas irmãs, levar a mãe, a avó, dessa forma a gente consegue fazer a nossa parte e garantir façam a prevenção.

Sobre Cátia Maciel:
Cátia Maciel, Baiana, Assistente Social, Nutricionista especializada em transtornos alimentares pela USP, descobriu um câncer de mama em 2021 aos 45 anos, hoje atende de forma gratuita pacientes em tratamento do câncer de mama, dando orientações sobre alimentação especialmente na fase da quimioterapia, além de dividir com essas pacientes sua história.

Contato:
Instaram: @catiarmaciel
E-mail: catiamaciel@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.