Catia Maciel

Como a vida segue depois de um câncer de mama?

Eu digo que a vida não para durante um câncer. A vida sempre está seguindo e você vai indo junto da forma que você pode. Ás vezes acho até banal, e comum demais falar sobre o câncer de mama porque a cada dia centenas de mulheres descobrem que estão com a doença, e também por ser o mais comum na população feminina. “O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil” (INCA, 2022), então realmente é algo assustador e eu digo para vocês com experiência na causa como é difícil passar por uma doença grave, perturbadora e traiçoeira como o câncer de mama, então pode ser até comum falar sobre o câncer, mas é necessário continuarmos falando e disseminando toda nossa experiência para quem sabe ajudar outras pessoas na mesma situação que nós.

No dia que eu soube que estava com câncer (em Fevereiro 2021) chorando ali no ombro do meu marido parece que eu já sabia o que me esperava, e nunca disse: por que eu? Não me achava especial a ponto de não ter um câncer porque eu seria diferente das outras pessoas que tiveram? Então, pensei se Deus me escolheu é porque Ele sabia que daria conta. Nada é fácil em um tratamento de câncer você não diz: “ai que bom vou ali tomar uma quimio ai vou fazer um exame pra ver se tá dando certo que bom né”, não, não é bom, bom é tomar uma cerveja na praia comendo um acarajé. ““ Mas e esse “mas” é muito importante porque depois dele vem” é possível “ e esse “é possível “ nos traz a possibilidade de sorrir nesses dias tenebrosos do tratamento. Em 24 horas do dia acontece enjoo, mal estar, dores etc, mas também você conversa com alguém, vê um filme, ouve uma música, dá risada porque a vida das pessoas são assim, ninguém passa 24 horas do dia sorrindo nem chorando.

Se permita viver os momentos que surgem se for pra chorar chore, mas não se demore tanto ali, veja o que tem em volta para você sorrir.

Nenhuma quimioterapia foi fácil, mas não tinha escolha. Só tinha que fazer, só tinha que passar por isso. É um processo solitário do ponto de vista que acontece com seu corpo, pois sua mente tem que dar conta disso, e quem sente tudo isso sou eu. É diferente, por exemplo, de você querer levar uma mesa para o cômodo ao lado, você pede ajuda e ai fica mais fácil, você divide o peso, como dividir o peso de um enjoo, de uma boca seca, de uma diarréia? do tipo “já fiquei com a boca seca 10 min agora você fica 10” (segundos), não dá o tempo todo é você . O que as pessoas podem é facilitar o processo te dar apoio fazer um gelo com frutas pra colocar na sua boca seca, te ouvir, contar uma piada, segurar sua mão, e esse apoio é muito importante e fundamental nesse caminho.

Se você está lendo isso aqui agora e está passando por essa situação te entendo, e sei como às vezes é difícil, sei que as vezes dá medo e está tudo bem sentir tudo isso, mas também sei que é possível você sair dai muito mais forte do que você entrou . E se você não está passando, mas conhece alguém que esteja passando corre lá manda uma mensagem, faz uma ligação, diga que já deu tudo certo e que você está vibrando energia de cura. É gente a prevenção e a descoberta precoce do câncer de mama é o que vai salvar sua vida.

Sobre Cátia Maciel:
Cátia Maciel, Baiana, Assistente Social, Nutricionista Especializada em Transtornos Alimentares pela USP. Descobriu um câncer de mama em 2021 aos 47 anos, e atualmente atende de forma gratuita pacientes em tratamento do câncer de mama dando orientações sobre alimentação especialmente na fase da quimioterapia, além de dividir com essas pacientes sua história.

Contato:
Instagram : @catiarmaciel
E-mail : catiamaciel@gmail.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.