CIOESTE recebe empresa dinamarquesa que fará estudo para redução de riscos de inundações em áreas vulneráveis da região

Na sexta-feira, aconteceu mais uma reunião da Câmara Técnica (CT) de Meio Ambiente do CIOESTE, sob coordenação do secretário de Planejamento de Meio Ambiente de Vargem Grande Paulista, Aureo Antonio Fiorita. A atividade contou com a presença de profissionais do DHI Group, da Dinamarca, que irá realizar, em consórcio com a empresa francesa Mayane, estudos para consultoria destinados ao enfrentamento a enchentes (feitos pelo DHI), e deslizamentos (pela Mayane), em cidades do bloco coberto pelo CIOESTE.

Os estudos resultam de parceria firmada entre o Consórcio e o Euroclima, e serão voltados a apontar ações de enfrentamento à mudança climática, visando reduzir a vulnerabilidade das áreas escolhidas para intervenção. As contratações das empresas consultoras serão de responsabilidade da Agência Francesa de Desenvolvimento, que se tornará responsável pela prestação de contas do custo de €1mi das consultorias, junto à União Europeia.

A coordenadora do projeto, Silvia Leirião, de Portugal, apresentou objetivos, âmbito do trabalho, fases de desenvolvimento e produtos finais da consultoria do DHI. Explanando ainda sobre as visitas de campo já realizadas em áreas conturbadas entre Osasco e Carapicuíba (Km 21), Barueri e Osasco (Jd. Mutinga) e também em áreas de São Roque (Guaçu e São João Velho) e Araçariguama (Santa Ela e Tanque Velho), todas candidatas a integrar o estudo. Membro do DHI e especialista em recursos hídricos, o dinamarquês Roar Jensen também acompanhou a visita. Além de três áreas do CIOESTE, também será beneficiada uma localidade de Córdoba, na Argentina.

Entre os produtos finais do estudo, haverá o plano de gerenciamento de risco de inundação com mapeamento de classes de perigo e vulnerabilidade das áreas, bem como projetos de soluções de desenvolvimento urbano para redução de riscos.

Participaram do encontro o presidente do CIOESTE e prefeito de Vargem Grande Paulista, Josué Ramos, o secretário executivo do Consórcio, Jorge Lapas, os diretores Carlos Abrão (Programas e Projetos), Mauro Sérgio (Comunicação), além de técnicos e secretários das prefeituras ligadas ao Consórcio.

Redes sociais
Na terça-feira, 26/5, aconteceu mais uma reunião da Câmara Técnica (CT) de Meio Ambiente do CIOESTE, que contou com a presença de profissionais do DHI Group, da Dinamarca, que irá realizar, em consórcio com a empresa francesa Mayane, estudos para consultoria destinados ao enfrentamento a enchentes e deslizamentos, em cidades do bloco coberto pelo CIOESTE.

Os estudos resultam de parceria firmada entre o Consórcio e o Euroclima, e serão voltados a apontar ações de enfrentamento à mudança climática, visando reduzir a vulnerabilidade das áreas escolhidas para intervenção. As contratações das empresas consultoras serão de responsabilidade da Agência Francesa de Desenvolvimento, que se tornará responsável pela prestação de contas do custo de €1mi dos estudos, junto à União Europeia.

A coordenadora do projeto, Silvia Leirião, de Portugal, apresentou objetivos, âmbito do trabalho, fases de desenvolvimento e produtos finais da consultoria, e falou sobre as visitas de campo já realizadas em áreas da região. Além de três áreas do CIOESTE, também será beneficiada uma localidade de Córdoba, na Argentina.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.