G1

Laudo confirma contaminação em cachorro-quente de festa religiosa em itu

Um laudo do Instituto Adolfo Lutz confirmou a contaminação de cachorros-quentes distribuídos em uma festa de igreja evangélica em Itu, interior de São Paulo. A análise foi realizada após dezenas de pessoas, incluindo crianças e adultos, apresentarem sintomas de intoxicação alimentar.

Os sintomas, como vômitos e diarreia, levaram mais de 60 crianças e 18 adultos a buscarem atendimento médico. Amostras do alimento foram coletadas para análise laboratorial.

O laudo apontou a presença das bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli nos cachorros-quentes.

A Staphylococcus aureus, presente naturalmente na pele de muitas pessoas, pode causar infecções cutâneas se penetrar no organismo. Em casos menos frequentes, pode levar a pneumonia, infecções cardíacas e ósseas. Infecções cutâneas causadas pela bactéria podem gerar bolhas, abscessos, vermelhidão e inchaço na pele.

A Escherichia coli, parte da microbiota intestinal saudável, pode causar problemas se houver contato fecal-oral. As infecções urinárias e digestivas são as mais comuns, resultantes do consumo de alimentos contaminados, contato com animais infectados ou ingestão de água contaminada. Os sintomas de infecções digestivas incluem diarreia e dor abdominal, enquanto infecções urinárias causam necessidade frequente de urinar, ardor e dores na bexiga.

A Secretaria de Saúde de Itu informou que a Vigilância Sanitária deverá autuar a igreja responsável pelo evento, aplicando as medidas administrativas cabíveis.

O incidente ocorreu em 12 de outubro, durante uma festa do Dia das Crianças realizada por uma igreja evangélica na região do Pirapitingui. Setenta e oito pessoas que participaram da festa procuraram atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixas de dores abdominais, diarreia e vômito. A prefeitura mobilizou 30 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros e técnicos, para atender aos pacientes.

Na época do ocorrido, a Igreja Universal lamentou o ocorrido em nota, expressando surpresa e solidariedade às vítimas.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.