As defesas do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros réus considerados culpados na trama golpista se pronunciaram após a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que determinou o início imediato do cumprimento das penas para os réus do núcleo 1. A determinação do ministro inclui a indicação dos locais onde as condenações serão inicialmente cumpridas.
A defesa de Jair Bolsonaro expressou surpresa com a execução imediata da pena, alegando que ainda cabe mais um recurso contra a condenação de 27 anos e três meses. O advogado Paulo Cunha Bueno argumenta que o regimento interno do STF permite a apresentação de embargos infringentes. Segundo ele, em casos anteriores, como nos julgamentos do ex-presidente Fernando Collor e de Debora Rodrigues dos Santos, o trânsito em julgado só foi certificado após o ajuizamento dos embargos infringentes, tornando a certidão atual “surpreendente”.
O advogado José Luis Oliveira, responsável pela defesa do general Braga Netto, afirmou que a decisão de executar as penas foi recebida com indignação. Oliveira reiterou a visão de que a condenação do general é “absolutamente injusta e contrária à prova dos autos”. A defesa promete continuar tomando todas as medidas cabíveis, inclusive perante as cortes internacionais, para defender os direitos de Braga Netto.
Mateus Milanez, advogado do general Augusto Heleno, manifestou “profunda indignação” e alegou que o processo se desviou de sua finalidade devido a influências políticas. A defesa reafirmou a “absoluta inocência” de Heleno e prometeu uma luta “incansável e intransigente” pela anulação do processo e pelo reconhecimento formal de sua inocência.
A defesa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres informou ter recebido a decisão com “serenidade”, mas reiterou que Torres não teve participação na trama golpista. O advogado Eumar Novacki lamentou que as provas que demonstrariam a não participação de Torres em qualquer tentativa de golpe de estado não tenham sido consideradas na decisão que o condenou a 24 anos de prisão.
A reportagem busca contato com as defesas do ex-ministro da Defesa Paulo Sergio Nogueira e do almirante Almir Garnier.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: