A Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, a COP 30, em Belém, entra em sua segunda e última semana com a expectativa de avanços significativos em “decisões políticas”. Após uma primeira fase focada em discussões técnicas, a conferência agora se prepara para uma etapa mais ativa, com a participação de representantes da União Europeia (UE), sociedade civil e cientistas, visando a concretização de negociações e a implementação de ações efetivas para o cumprimento do Acordo de Paris.
O Comissário Europeu para o Clima desempenhará um papel fundamental, colaborando com a Presidência do Conselho da UE e os Estados-Membros para impulsionar a COP 30 em direção ao alcance das metas estabelecidas no Acordo de Paris. A programação da delegação europeia teve início com a apresentação de um Relatório Global detalhado sobre a situação do gás metano.
Além disso, a UE se dedicará ao desenvolvimento do plano de Contribuição Nacionalmente Determinada, um compromisso ambicioso que visa reduzir as emissões de gases de efeito estufa em mais de 66% até 2035, tendo como base os níveis de 1990.
A agenda de discussões abordará temas cruciais, como a questão dos “Oceanos e Vida Marinha”. Um dos destaques da programação é a campanha intensificada pela criação de um Parque Nacional Marinho e de uma Área de Proteção Ambiental na região do Albardão, no sul do Rio Grande do Sul.
Esta proposta, liderada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), busca estabelecer um mosaico de proteção abrangendo 1,6 milhão de hectares. A iniciativa visa preservar habitats essenciais para diversas espécies ameaçadas de extinção, garantindo a conservação da biodiversidade marinha e costeira da região.
Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo: