Como parte das ações que encerram a campanha Outubro Rosa, a cidade volta a receber um espaço dedicado exclusivamente à atenção integral da saúde feminina com a inauguração das novas instalações do Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), realizada na tarde de quinta-feira (30).
A retomada do serviço é significativa para a rede pública de saúde, que desde março aguarda a reabertura de uma unidade própria para realocar os serviços de acompanhamento completo às mulheres, com atendimento humanizado e especializado em diferentes fases da vida.
O local vai atuar na prevenção, diagnóstico, tratamento e acompanhamento de condições que afetam a saúde da mulher, além de fortalecer políticas de proteção e acolhimento. O espaço também vai padronizar e qualificar o fluxo de atendimento, com acesso facilitado às especialidades médicas, acompanhamento pré-natal de alto risco, escuta qualificada e apoio psicossocial.
Entre as principais áreas de atuação estão a saúde sexual e reprodutiva, o rastreamento de cânceres femininos, atenção ao climatério e à menopausa, enfrentamento à violência doméstica e sexual, e o acompanhamento ginecológico.
Desde março de 2025, os atendimentos ocorrem no Centro de Especialidades Médicas (CEM), localizado na região central, em razão da transferência do setor que anteriormente funcionava no antigo prédio Pró-Mulher, desativado por apresentar condições insalubres para pacientes e profissionais.
Agora, em um espaço adequado e devidamente equipado, os atendimentos serão realizados em uma unidade exclusiva, situada na Avenida Rio de Janeiro, 376, bairro Jardim Primavera, próximo ao CEM e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Centro.
De acordo com a Secretaria de Saúde, o novo espaço reforça a articulação com a Rede de Atenção à Saúde (RAS) e a Rede de Proteção à Mulher, ao passo que amplia o suporte às pacientes e garante continuidade ao cuidado.
O prefeito Mateus Silva, na presença de autoridades municipais, forças de segurança, e equipe da rede pública de saúde, ressaltou a estratégia de alocar a unidade para perto de outras referências de saúde, em um local mais acessível às pacientes, e também próximo à Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
“Hoje temos uma concentração de atendimento de políticas públicas de saúde ao lado da UPA, Centro de Especialidades Médicas e em um espaço três vezes mais econômico, que conta com toda a estrutura necessária. Temos salas climatizadas, salas de espera, ambiente humanizado e aconchegante.
Governo Municipal de Caraguatatuba
Foto: Hugo Labanca/PMC
Foto: Luís Gava/PMC
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional
 Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo:
Jornal Imprensa Regional O Jornal Imprensa Regional é uma publicação dedicada a fornecer notícias e informações relevantes para a nossa comunidade local. Com um compromisso firme com o jornalismo ético e de qualidade, cobrimos uma ampla gama de tópicos, incluindo:
				 
	 
		