Que tal conhecer uma cultura repleta de cores, riquezas e história? Só visitar o mais novo espaço multissensorial do Centro de Referência pela Primeira Infância (CRPI), da Secretaria de Educação de Barueri, que recriou de forma lúdica e cheia de detalhes o Continente Africano. A ação faz parte do projeto “Volta ao Mundo”.
Como sempre, tudo foi construído com muita criatividade pensando nas possibilidades de descobertas da criança. Isso quem explica é a artista plástica – e africana – Maria João Gomes de Lima, que além de homenagear a região onde nasceu, é a responsável pela criação do espaço.
“A gente sempre pensa primeiro na criança, no que vai chamar mais atenção. Colocamos elementos que estão mais presentes no imaginário dela, como animais da savana africana e os principais símbolos, como a pirâmide do Egito e o ouro do Marrocos, dentre outros”, explicou Maria que, conta com ajuda da sua equipe formada por Cláudia Garacis, Rosana Ferreira da Silva e Thais Mayumimuratani.
Para representar a savana, um leão tridimensional na porta de entrada foi criado com papelão, papel kraft e TNT. Além de um escorregador de girafa que animou a criançada. Na parede, para explorar diversas texturas, outros animais marcaram presença: um elefante feito com esponja de aço, uma hiena feita de feijões e a zebra com relevos de tecido.
Já na representação do Egito, não poderia faltar a pirâmide grande o suficiente para ser explorada. Lá, as crianças com suas lanternas descobriram os hieróglifos desenhados na parte interna. Além do sarcófago e de uma múmia de um metro de altura pronta para ser enrolada com uma faixa branca de TNT.
No estilo “Indiana Jones”, as crianças contam também com binóculos feitos de papelão, chapéu e colete confeccionados especialmente para os pequenos exploradores. Nesse espaço, um painel simulando um jipe se tornou o espaço “Instagramável” para as fotos.
O norte da África foi destacado com a região do Marrocos. Uma tenda foi montada, onde as crianças podem ouvir as histórias contadas pelos pais. Do Lado de fora da tenda, um camelo feito de tecido e preenchido com manta acrílica foi uma atração à parte, já que os pequeninos podem montá-lo e se sentir nas dunas marroquinas.
Cultura africana
Nas janelas do espaço, as capitais africanas foram desenhadas com a silhueta de cada cidade com os seus nomes destacados. Um aprendizado também para os pais, que tiveram contato com nomes, como Ouagadougou, do estado de Burquina Faso, e Yaoundé, que fica em Camarões. Os pequeninos também se divertem ao assistir no telão as danças tradicionais performadas pelas crianças de Uganda.
“O objetivo é proporcionar vivências para as crianças e dar acesso a outras culturas. Além disso, estamos trabalhando com a diversidade e a valorização de outras temáticas de forma lúdica, contribuindo para uma geração com repertório mais rico e democrático”, explica a diretora do CRPI Elaine Cristina Barbosa.
Interessados em conhecer o laboratório multissensorial e os outros territórios preparados para o desenvolvimento de crianças de zero a seis anos devem se inscrever pelo número (11) 3164-1131. O Centro de Referência pela Primeira Infância fica na rua Terra, 326 – Jardim Tupanci.
Jaqueline Duarte
Crédito da foto: Lourivaldo Fio/Secom
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional