© Antonio Augusto/Ascom/TSE

Tse aprova planos para testar segurança das urnas eletrônicas

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) selecionou 27 propostas de planos para o Teste Público de Segurança (TPS) dos Sistemas Eleitorais, também conhecido como Teste da Urna. Outras dez propostas foram aprovadas com ressalvas. O anúncio marca um passo importante na preparação para as Eleições Gerais de 2026.

O prazo para apresentação de recursos referentes aos planos não aprovados se encerra nesta terça-feira (11). A publicação do resultado final, com a lista completa das inscrições selecionadas e dos planos aprovados, está prevista para a próxima sexta-feira (14).

A oitava edição do Teste Público de Segurança será realizada de 1 a 5 de dezembro, na sede do TSE, em Brasília. Durante o evento, serão utilizados os sistemas eleitorais que serão empregados nas eleições de 2026. O objetivo central do TPS é fortalecer a segurança, a transparência e a confiança nos processos de registro, apuração e transmissão de votos.

A urna eletrônica, atualmente utilizada no Brasil, passou a ser empregada em 1996, sendo inicialmente chamada de Coletor Eletrônico de Votos. Desde 2009, a urna é submetida a rigorosos testes de segurança tanto antes quanto durante o ano eleitoral.

O equipamento é fruto do trabalho de especialistas de diversos órgãos, abrangendo a Justiça Eleitoral, as Forças Armadas, o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Ministério das Comunicações. A iniciativa é considerada um marco global em tecnologia eleitoral, consolidando o compromisso com a integridade do processo democrático.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.