A ação se estende no decorrer do ano letivo, unindo conscientização ambiental e competição saudável, numa mobilização de todas as escolas da rede municipal, encarregadas pela coleta de materiais recicláveis, entre tampinhas de garrafas PET, lacres de latas, pilhas, eletroeletrônicos quebrados e óleo de cozinha usado.
A adesão dobrou de um ano para o outro, saltando de 5 para 10 toneladas de micro lixo recolhido. Agora, a meta é aumentar ainda mais esse volume, contribuindo para a preservação e estimulando a conscientização ambiental voltada aos ‘5R’ – repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.
“Para 2024, vamos manter e reforçar o aprendizado das edições anteriores, com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Nº12, das metas globais de desenvolvimento sustentável estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em relação ao consumo e produção sustentáveis”, destaca a assessora pedagógica da Seduc, Vandilma Galindo.
Como comparação, 3,5 milhões de lacres pesam uma tonelada. Já um litro de óleo tem o potencial de contaminar 25 mil litros de água.
Ao término da Gincana, as escolas com maior registro de arrecadação são contempladas com prêmios especiais.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional