Terminou nesta segunda-feira, o ciclo de palestras “Seja Protagonista na Segurança do Paciente”, promovido pelo NEPS-Núcleo de Educação Permanente em Saúde, da DATQSP-Diretoria da Área Técnica em Qualidade e Segurança, da Secretaria de Saúde de Barueri.
Destinado ao aprimoramento dos profissionais da Saúde de Barueri, o evento teve três encontros presenciais e um virtual:
Dia 14 de setembro – Tema abordado: “Segurança do Paciente”. Palestrante: Natália Petri, responsável-técnica do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SP). Local: auditório da Fatec/Barueri.
A especialista na gestão de riscos nos serviços de saúde enalteceu a importância na comunicação no ambiente hospitalar para a diminuição dos riscos e da sensibilização contínua dos profissionais para a eliminação de erros. Leia mais aqui.
Dia 21 de setembro – Tema abordado: “Implantação dos Processos de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde-Relato de Experiência Exitosa na Atenção Básica e Especialidade”. Mediador: dr. Abel Meneses, gerente-técnico regional de Saúde do Centro de Estudos e Pesquisas dr. João Amorim (Cejam). Local: auditório da Fatec/Barueri.
A palestra contemplou temas como liderança na perspectiva da segurança do paciente, cultura de segurança na atenção primária e especializada, gestão de riscos e procedimentos seguros em odontologia. Houve a participação de alunos e professores da Etec e da Universidade Paulista.
Dia 29 de setembro – Tema abordado: Notivisa-Notificação de Eventos Adversos. Palestrante Teresa Cristina Gioia Schimidt, enfermeira do Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo (CVS). Local: auditório do Centro de Eventos, da Secretaria de Cultura e Turismo.
Num encontro que contou com a presença de diversos representantes de municípios da Rota dos Bandeirantes, ela abordou os diversos tipos de incidentes e a importância da sua notificação correta. O objetivo do preenchimento correto da notificação dos erros é mitigar as possibilidades de que eles voltem a ocorrer e não simplesmente identificar o profissional”, desmistificou.
02 de outubro – Tema abordado: “Sepse – Conceito, Epidemiologia, Diagnóstico e Conduta”. Palestrante virtual: Josiane Ferreira, coordenadora do Instituto Latino-Americano de Sepse (ILAS).
Em setembro foi o mês mundial de combate à septicemia ou infecção generalizada. A sepse é uma resposta do organismo a uma infecção e apresenta altos índices de morbidade e mortalidade em todo o mundo. Ela abordou tópicos como epidemiologia e carga da sepse, conceitos, reconhecimento precoce, manejo e tratamento.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional