Secretaria de Educação apresenta ações do primeiro quadrimestre deste ano na Câmara Municipal

Nesta segunda-feira (26/06), a Secretaria de Educação de Mogi das Cruzes apresentou as ações realizadas no primeiro quadrimestre deste ano na Câmara Municipal. A Pasta é responsável pelo atendimento de mais de 47.695 alunos em 212 unidades escolares. Neste período, foram investidos R$ 122.018.953,10, o que corresponde a 9,24%, o que está dentro do previsto para atingir até o final do ano os 25%, índice constitucional.

A secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos, acompanhada pela adjunta da Pasta, Marilu Beranger, iniciou a apresentação, que também contou com a participação dos chefes de divisões e diretores de departamento da Pasta. “É importante trazer esse critério fino de cada setor e ressaltarmos também a importância de cada um nesse processo, apresentando de forma clara o fazer da nossa Secretaria de Educação”, disse a titular da Pasta.

Com 3.312 servidores, pela primeira vez a Secretaria de Educação completou o módulo de servidores de agente escolar, o que permitirá a substituição dos profissionais, se for necessário. Entre janeiro e abril, ingressaram 64 agentes, mesmo número de Auxiliares de Desenvolvimento Infantil (ADI). Ao total, 273 novos profissionais passaram a fazer parte da rede municipal de ensino.

Dentre as ações do Departamento de Educação Especial e Inclusiva, teve início o 17º polo de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal de ensino localizado na EM Profª Sonia Brasil de Siqueira Andreucci, no Jardim Margarida e o serviço de Orientação e Mediação Escolar, realizado pela equipe de itinerância que já visitou 82 escolas. Os profissionais de apoio e especialistas do departamento e da Emesp Profª Jovita Franco Arouche estão participando de uma formação sobre TEA, PEI e ABA.

Os resultados das primeiras sondagens das aprendizagens e a E-Aprendi com alunos da rede municipal e o amplo leque de formações oferecidos foram apresentados pelo Departamento Pedagógico. Os projetos de Recuperação nas férias e Mogi, Cidade Leitora também ganharam destaque. Iniciada em abril, a 1ª Olimpíada e Paralímpiada Pequenos Esportistas, organizada pelo Deped, terá uma etapa importante nesta quarta-feira (28/06). “É a primeira vez que nossos alunos com deficiência irão participar de uma olimpíada em nível de rede”, disse a secretária de Educação.

Os projetos musicais da Secretaria Municipal de Educação contaram com uma apresentação especial com o histórico das iniciativas e o atendimento realizado atualmente. Os projetos “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, com gestão da Sinfônica Mogi e o “Pra Ver a Banda Passar”, gerido pela AFABAMC, são responsáveis por levar o ensino de música para 14.719 estudantes em 48 unidades escolares da cidade.

O projeto Renova Escola, coordenado pelo Departamento de Gestão de Operações (DGO), conta com uma página para o acompanhamento das ações realizadas na modernização da iluminação das escolas, podas de árvores, pinturas, obras e retirada de inservíveis. O departamento também é responsável pelas ações de segurança nas escolas, novos mobiliários, transporte escolar e manutenção.

Com uma média de 150 mil refeições servidas diariamente, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) apresentou os números de atendimentos do setor, além de programas como o PISE (Programa de Indicadores de Saúde na Escola), que realizou de janeiro a abril 2.107 triagens em 20 unidades escolares. Neste período, o DAE implementou o protocolo “Gestão de Melhoria Contínua” com foco na qualidade dos produtos entregues nas unidades escolares.

O Departamento de Subvenções apresentou dados sobre o acompanhamento dos planos de trabalho e aplicação dos recursos das creches subvencionadas e projetos musicais. As atividades e projetos pedagógicos também passaram a ser acompanhados pelo departamento. Está em construção o Manual de Compras da Subvenção e o departamento tem feito um trabalho de aproximação com as entidades por meio de reuniões mensais.

Encerrando a apresentação, o Departamento de Tecnologia Educacional apresentou o investimento em tecnologia nas escolas. Foram investidos R$ 6.462,280,38 na aquisição de 2983 chromebooks em 85 armários de carregamento para alunos e 540 tablets em 21 armários. A sessão foi presidida pelo presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal, vereador Clodoaldo de Moraes e estiveram presentes os integrantes da Comissão, a vereadora Inês Paz, Johnross Jones Lima e Malu Fernandes. Também participaram os vereadores Eduardo Ota e Milton Lins.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.