Após vários meses de elaboração, a Secretaria da Família de Barueri (Sefam) acaba de criar o Projeto “Cuidando de Quem Cuida”, que tem como público-alvo os cuidadores (de idosos, acamados etc.), sejam eles profissionais de Saúde ou domésticos. “O objetivo do Projeto é oferecer a essas pessoas um espaço para compartilhar vivências e sentimentos, promover práticas de autocuidados para manter a saúde e buscar qualidade de vida”, alerta Cecília Lércio, psicóloga da Sefam e uma das idealizadoras do projeto.
Os cuidadores podem se inscrever ligando para (11) 3164-9555. O próximo encontro será na sexta-feira, dia 7, das 13h às 15h, na quadra do Parque da Maturidade.
Em junho passado, o Projeto “Cuidando de Quem Cuida” teve a primeira reunião experimental na quadra do Parque da Maturidade com a presença de cerca de 11 pessoas. Estão previstos encontros nas primeiras sextas-feiras de cada mês.
Cuidar de si para cuidar do outro
A Sefam argumenta que muitas pessoas, principalmente as mulheres, majoritariamente cuidadoras nos lares, não têm como cuidar adequadamente de si e dos familiares nem de delegar a função para terceiros, o que acaba abrindo espaço para o esgotamento. A Síndrome de Burnout, por sua vez, cujos sintomas são a exaustão física e mental e o estresse, tem afetado muitos profissionais de saúde por terem a responsabilidade de promover o cuidado num ambiente desgastante. Consequências: exaustão mental, despersonalização e baixa realização pessoal.
É preciso, portanto, que esses cuidadores se conscientizem da importância de preservar suas saúdes físicas e mentais e descontruam a concepção de que somente o bem-estar dos assistidos importa. O projeto sugere Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) para que os indivíduos tenham participação ativa em sua saúde.
Além de dois psicólogos (Cecília Lércio e Fabrício Brito Luz) e duas assistentes sociais (Núbia Lucindo de Oliveira e Claudete Aparecida Jovino da Silva) na equipe, dois educadores físicos do Parque da Maturidade são convidados para ministrar sessões de alongamento, respiração e ioga.
Temas propostos para discussão
Identidade (Quem sou eu e qual é o meu papel?);
Rede de proteção (Com que entidades posso contar?);
Autocuidado (físico, mental e espiritual);
Esgotamento (saúde mental);
Papel dos familiares.
Atividades sugeridas
Laborterapia;
Práticas físicas;
Massoterapia;
Ioga;
Mindfulness (atenção plena);
Meditação.
Serviço
Programa Cuidando de Quem Cuida
Encontro no Parque da Maturidade
Endereço: Rua Indianópolis, 123 – Parque Santa Luzia
Dia e hora: 07 de julho das 13h às 15h
Inscrições: 3164-9555 (Grátis)
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio