Programas de formação PIÁ, PIAPI e Vocacional abrem inscrições para artistas-educadores

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, anuncia a abertura de inscrições para artistas-educadores nos programas de formação PIÁ, PIAPI e Vocacional. Até o dia 1º de março, os interessados podem se inscrever nos programas de iniciação artística (PIÁ), Programa de iniciação artística para primeira infância (PIAPI) e Vocacional, programa voltado para a juventude. As inscrições podem ser feitas pelo site Link.

Entre as novidades deste ano, está o contrato que passa de oito para 12 meses, além de aumento do valor da hora aula e redistribuição das atribuições entre artistas educadores e orientadores. Ao todo, serão disponibilizadas 360 vagas para artistas educadores em todos os programas.

 

Contato dos Programas:

Arielle: Coordenação PIÁ +55 11 95122-2808

Sonia Masil: Coordenação PIAPI +55 11 98086-2122

Elisa Coordenação Vocacional: +55 11 98365-4914
Sobre os Programas:
Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância (PIAPI): Explorando a Arte na Infância

Voltado para bebês e crianças de 0 a 6 anos e suas famílias, o Piapi acontece em equipamentos da Secretaria Municipal da Cultura, CEUs e espaços parceiros. Tem como objetivo a valorização das culturas da primeira infância, possibilitando a criação de espaços de construção de afetos, conhecimentos e descobertas, a partir da experiência estética, lúdica e o convívio como fundamento do desenvolvimento na primeira infância por meio da troca entre artistas educadores(as), crianças e famílias. O Programa estabelece como princípios: a ludicidade, a experimentação, o processo criativo, as temporalidades, a interlinguagem e o pertencimento. A sua abordagem artístico-pedagógica procura valorizar as infâncias, estimulando o brincar sob diferentes perspectivas e a potência criativa, propiciando a cada encontro experiências e aprendizagens em diferentes linguagens artísticas.

 

Objetivo do PIAPI:

O principal objetivo do PIAPI é promover a valorização das culturas da primeira infância, criando ambientes propícios para a construção de conexões afetivas, conhecimentos e descobertas através de experiências artísticas, lúdicas e de convívio social.

O PIAPI tem como base um conjunto de Leis Federais que convergem para a implementação de uma política pública integral para as infâncias. Essas leis incluem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), leis que direcionam o ensino de culturas diversas, bem como marcos legais relacionados à Primeira Infância a nível estadual e municipal.
Atuação Descentralizada e Parcerias:

O programa opera de forma descentralizada, estendendo-se a Bibliotecas, Casas de Cultura, Centros Culturais, Centros Unificados de Educação (CEUs) e Teatros, bem como a potenciais parceiros por meio de redes intersetoriais. Esse modelo visa ampliar e fortalecer o programa em territórios periféricos, através de parcerias com diversos setores da cidade, incluindo escolas, ocupações, associações de bairro, CCAs, entre outros. Essa abordagem também busca expandir o alcance das ações do PIAPI e a sua presença nos espaços da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Secretaria Municipal de Educação (SME).

 

Princípios Fundamentais

O PIAPI está embasado em princípios sólidos: ludicidade, experimentação, processo criativo, compreensão das temporalidades, interlinguagem e pertencimento. Sua abordagem artístico-pedagógica tem como objetivo primordial valorizar as infâncias, estimulando o brincar sob múltiplas perspectivas e explorando a potência criativa. A cada encontro, proporciona experiências e aprendizados em diversas linguagens artísticas.

 

Programa de Iniciação Artística – PIÁ

O PIÁ – Programa de Iniciação Artística é um programa sob a gestão da Secretaria Municipal de Cultura com parceria orçamentária da Secretaria Municipal de Educação, oferecido gratuitamente para crianças e adolescentes de 05 a 14 anos. É o único programa da Secretaria Municipal de Cultura voltado para esse público e cumpre a Lei Federal 13257/16, nos seus artigos:

 

Art. 15: “As políticas públicas criarão condições e meios para que, desde a primeira infância, a criança tenha acesso à produção cultural e seja reconhecida como produtora de cultura.”

 

Art. 17: “A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios deverão organizar e estimular a criação de espaços lúdicos que propiciem o bem-estar, o brincar e o exercício da criatividade em locais públicos e privados onde haja circulação de criança”.
Inspirado na EMIA (Escola Municipal de Iniciação Artística) existe há nove anos e atua de forma descentralizada em CEUs, Bibliotecas, Centros Culturais, Teatro, Casa de Cultura e Escolas. A sua abordagem artístico-pedagógica, relaciona processos artísticos e culturas da infância por meio da convivência entre artistas-educadores, crianças e adolescentes.

 

Objetivos:

  • Valorizar as formas próprias da infância e adolescência em seus processos de criação e expressão.
  • Propiciar experiências e aprendizados estéticos de forma dialógica entre diversos saberes.
  • Democratizar o acesso de crianças e adolescentes a bens culturais e artísticos, contribuindo para a construção da cidadania cultural.
  • Promover a sociabilidade e a integração da criança e adolescente na família, comunidade, na escola e em outros espaços públicos.

Programa Vocacional

O Programa Vocacional é uma iniciativa de formação artística que visa estabelecer processos artísticos e pedagógicos entre artistas orientadores(as) e jovens e adultos a partir dos 14 anos. O programa engloba atividades relacionadas a diversas linguagens artísticas, como artes visuais, audiovisual, circo, dança, literatura, música e teatro. Seu objetivo é promover a formação, ação e reflexão sobre a prática artística, cidadania e ocupação de espaços públicos na cidade. O Programa Vocacional atua descentralizadamente em locais como Bibliotecas, Casas de Cultura, Centros Culturais, Centros Educacionais Unificados (CEUs), Teatros, e em colaboração com parceiros de diferentes setores, fortalecendo sua presença em territórios periféricos.

 

Objetivo do Programa Vocacional

O objetivo central do Programa Vocacional é promover a formação artística, estimulando processos criativos e a reflexão sobre práticas culturais, cidadania e a ocupação dos espaços urbanos.

 

Artistas Educadores

Atualmente, o programa conta com um total de 140 artistas educadores contratados, que atuam em diversos equipamentos culturais em toda a cidade de São Paulo.
Quantidade de Participantes (Vocacionados)

O programa abrange 1.700 participantes, conhecidos como “vocacionados”, que engajam com as atividades artísticas e pedagógicas oferecidas pelo Programa Vocacional.

 

Áreas de Atuação

O Programa Vocacional está presente em uma ampla gama de locais, incluindo Bibliotecas, Casas de Cultura, Centros Culturais, Centros Educacionais Unificados (CEUs), abrangendo todas as regiões da capital paulista.
Sobre as inscrições:

Até o dia 1º de março, os interessados podem se inscrever nos programas de iniciação artística (PIÁ), Programa de iniciação artística para primeira infância (PIAPI) e Vocacional, programa voltado para a juventude. As inscrições podem ser feitas pelo site.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.