A cidade de São Paulo recebe pela primeira vez a 20ª Assembleia Geral da União das Cidades Capitais Íbero-Americanas (UCCI). O evento acontece no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura, e recebe representantes de 15 países, com vasta programação ao longo da semana.
Além de sediar o evento, e receber o Prêmio de Inovação Íbero-Americana, a Capital paulista formalizou, por meio do prefeito Ricardo Nunes, a candidatura ao cargo de co-presidência da UCCI, compondo a mesa ao lado de Madrid, cidade em que a organização está sediada desde sua fundação em 1980.
Neste ano, a cidade também obteve reconhecimento por meio do programa Sampa + Rural, iniciativa pública transversal que engloba temas como preservação e educação ambiental, além de segurança alimentar, geração de emprego e renda, administrado pela Coordenadoria de Agricultura, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.
Em 2022, São Paulo foi condecorada pela UCCI como a Capital Verde Iberoamericana, devido às ações em prol da sustentabilidade, preservação ambiental e geração de emprego e renda.
“Pelo segundo ano consecutivo, a cidade de São Paulo é reconhecida pelos seus esforços e ações que visam fomentar e desenvolver a sustentabilidade de acordo com os temas previstos na agenda 2030, aliados à geração de emprego e renda, um excelente indicativo de que estamos trilhando o caminho correto rumo a um futuro desenvolvido e sustentável” ressalta a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.
Prêmio de Inovação Íbero-Americana 2023
A iniciativa, que tem a missão de reconhecer, recompensar e reforçar iniciativas, programas e políticas públicas em contexto de gestão pública e alinhadas com os objetivos da Agenda 2030, classificou em julho deste ano, o programa Sampa+Rural como o maior exemplo de inovação e de impacto na qualidade de vida dos cidadãos no ano de 2023.
“Receber tamanho reconhecimento internacional, com a premiação sendo realizada na sede de nossa Prefeitura, é motivo de muita honra e orgulho à todos que trabalham diariamente na execução e expansão do programa Sampa + Rural” comenta Aline Cardoso. “Atualmente, contamos com mais de 1.100 pontos de agricultura na Capital, fruto de muito trabalho e da liberação inédita de incentivos públicos destinados exclusivamente à agricultura paulistana.” finaliza a secretária.
Como premiação, a UCCI oferece aos gestores do programa um curso de especialização em inovação pública estratégica para tornar as cidades mais sustentáveis, desenvolvendo novas competências e estratégias, a fim de apoiar os gestores municipais a pensar em formas inovadoras de analisar os desafios que as grandes cidades enfrentarão nos próximos anos em perspectiva ambiental, socioeconômica e cultural.
Programa Sampa+Rural
O Programa Sampa+Rural prevê ações que visam expandir a Assistência Técnica e Extensão Rural, a inserção de beneficiários do POT – Programa Operação Trabalho, também da Prefeitura de São Paulo, na área da agricultura, além da estruturação de 400 locais de agricultura na capital. A Coordenadoria de Agricultura, responsável pelo programa, conta com três CAEs – Casas de Agricultura Ecológica nas zonas sul, leste e norte, sendo a última responsável pelo atendimento também dos distritos da região centro, oeste e sul em sua porção urbana.
Além disso, a iniciativa conta com uma Unidade Demonstrativa de Bionsumos, localizada em Parelheiros, que produz, capacita e oferece biofertilizantes e utensílios orgânicos úteis na proteção de plantios, controle de pragas, fortificação de solo e muito mais.
Há também a plataforma Sampa+Rural, que tem o objetivo de mapear, conectar e reunir iniciativas de agricultura, turismo e alimentação saudável em um só lugar, que já conta com mais de 2,5 mil locais mapeados e disponibilizados para consulta. Acesse pelo link.
Sobre a UCCI
Fundada em 1982, com sede em Madri (Espanha), a rede tem como objetivo promover a cooperação e a interlocução entre cidades da América Latina, Portugal e Espanha. As principais ações da rede são direcionadas para a formação e qualificação de servidores municipais e a troca de experiências e boas práticas. A rede oferece regularmente cursos de formação, oficinas, comitês e grupos de trabalho temáticos, intercâmbios acadêmicos profissionais e visitas técnicas.
Atualmente, a rede é composta por 29 cidades, considerando cidades capitais e grandes governos locais da região ibero-americana. Do Brasil, são membros São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. A UCCI considera a inovação e a sustentabilidade como elementos indispensáveis para encontrar soluções originais para os problemas enfrentados pelos cidadãos. A troca de ideias e boas práticas contribui para que os governos das cidades capitais enfrentem os desafios futuros.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional