Programa Barueri Sem Papel moderniza as eleições dos conselhos tutelares

O Programa Barueri Sem Papel, implantado pela Prefeitura em 2021, por meio do Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), tem desburocratizado centenas de serviços e facilitado a vida do munícipe, que agora consegue resolver diversas pendências municipais do conforto do lar e com apenas um clique. 

A ferramenta é tão ampla que beneficiou até mesmo as Eleições Unificadas dos Conselhos Tutelares para o quadriênio 2024 – 2028. Por meio do Portal de Atendimento Solar, os interessados em disputar uma vaga puderam inscrever-se eletronicamente para o pleito. A eleição aconteceu no dia 1º de outubro deste ano em todo o Brasil.

Trabalho de equipe

Vários encontros de trabalho entre o CIT, a Sads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social) e o CMDCA (Conselho Municipal dos Diretos da Criança e do Adolescente) tornaram possível a implementação de uma série de procedimentos exigidos pela organização. 

Foram mais de seis meses de trabalho, mas valeu a pena, já que tornou possível que os candidatos a conselheiros tutelares fizessem suas inscrições de forma digital, com eficiência e sem burocracia. A plataforma criada garantiu o cumprimento das importantes etapas de inserção do candidato ao cargo por meio de oito serviços totalmente modernizados para atender a demanda do processo de cadastro dos interessados ao pleito eleitoral do CMDCA.

De acordo com o analista de negócios do CIT, André Luiz, os usuários do sistema puderam submeter à apreciação suas candidaturas ao CMDCA, inclusive com o envio de documentos, além de terem acesso ao acompanhamento das análises técnicas, o cumprimento dos expedientes, até a efetivação das candidaturas. “Tudo de forma on-line, sem deslocamento físico, no conforto de onde estiverem, simplesmente acessando de seu computador ou de um dispositivo móvel”, detalha.

Encurtando caminhos 

“Um dos grandes méritos da solução via Portal de Atendimento é prover maior segurança, robustez, confiabilidade e preservação das informações fornecidas pelos usuários que utilizam os serviços disponibilizados. É isso que buscamos com o nosso trabalho”, aponta Luis Assad, analista de negócio do CIT.

O administrador do CIT, Jonatas Randal, ressalta que esses esforços têm sempre o objetivo de usar a tecnologia a favor das pessoas. “Minha maior e melhor experiência no setor de tecnologia está em aprimorar os serviços a partir dos recursos que temos de forma inovadora para trazer soluções às demandas das outras pastas e dos munícipes, de forma simples, conforme deseja também essa gestão”.

João Azevedo, diretor de Sistemas do CIT, afirma que o sonho da equipe é tornar todos os procedimentos da Prefeitura totalmente digitalizados, o que está bem perto de acontecer. “O Programa Barueri Sem Papel caminha para seu terceiro ano. Toda a equipe do CIT está entusiasmada em prover soluções sistêmicas ágeis e que facilitem cada vez mais a vida do munícipe em toda a Prefeitura”, finaliza.

Acesse o Portal de Atendimento Solar AQUI, conheça os serviços disponíveis e cadastre-se para usufruir de todas as facilidades que a Prefeitura de Barueri está criando.

 

 

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