Prefeitura monta ‘arena gamer’ na CCXP e leva jogos de acelerados da Ade Sampa e Spcine

A Prefeitura de São Paulo participou da 10ª edição da Comic Con Experience Brasil (CCXP) e levou atividades gratuitas para os visitantes do maior festival de cultura pop do mundo. O evento, que aconteceu entre os dias 30 de novembro e 03 de dezembro, contou com um estande da gestão municipal que, além de ativações gratuitas, uma arena gamer e exposição dos filmes da plataforma Spcine Play, teve também uma unidade do Sampa Cast, sala de podcast e videocast.

“A Prefeitura de São Paulo tem buscado impulsionar cada vez mais a economia criativa no município, seja por meio de programas de aceleração e fomento, ou apoiando grandes eventos que acontecem na Capital. A CCXP proporciona a aproximação dos produtores de conteúdo e seu público, além de ser um espaço repleto de oportunidades de negócios para empresas e diversos profissionais. Levar nossos acelerados para espaços como este é fundamental para promovermos este networking e estimular a geração de novos negócios e parcerias”, declara a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Na arena gamer, os visitantes puderam conhecer jogos de negócios acelerados pelo Sampa Games, um programa da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), e da incubadora de games da Spcine, entidades ligadas às Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico e Trabalho e Cultura, respectivamente. Também foram realizadas outras ativações gratuitas como “Pelas Ruas de São Paulo” e “Voando por São Paulo”.

O espaço também foi aberto para que os empreendedores apoiados pela Prefeitura pudessem ampliar o networking e terem acesso a oportunidades de parcerias com empresários e investidores dos setores de games e audiovisual.

“Participar de eventos tão importantes como a CCXP nos permite construir pontes entre a administração pública e a população e, ainda, apoiar o fortalecimento dos negócios acelerados pela Prefeitura de São Paulo. Os setores de games e audiovisual ultrapassaram as barreiras do entretenimento e se tornaram valiosas ferramentas educativas e sociais, além de grandes geradoras de emprego e renda na Capital, impulsionando o desenvolvimento local, a oportunidade de inclusão e acesso à tecnologia em áreas menos privilegiadas da cidade”, pontua o presidente da Ade Sampa, Renan Vieira.

 

Gamescom Latam

Ainda dentro da CCXP, durante o evento Unlock realizado em 28 de novembro, foi anunciado que São Paulo vai sediar a primeira edição na América Latina da Gamescom, um dos maiores eventos de games do mundo. O anúncio contou com a presença do secretário adjunto municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Armando Junior, representando o prefeito Ricardo Nunes, do governador Tarcísio de Freitas e de representantes do Big Festival, Omelete Company e Koelnmesse.

A Gamescom tem agenda anual e a versão latino-americano acontecerá de 26 a 30 de junho de 2024, no São Paulo Expo, e espera receber pessoas do mundo todo. Eventos de mesmo formato já acontecem em Colônia, na Alemanha, e na Ásia, na cidade de Cingapura. Na nova agenda, a Gamescom Latam visa a promoção do desenvolvimento econômico, a geração de emprego e renda e o fomento à cultura na cidade de São Paulo.

 

Conheça os jogos acelerados pela Ade Sampa na arena gamer na CCXP:

playSTEM academy: O negócio foi incubado pela Prefeitura de São Paulo, em 2021, durante a SP Game Start e passou pela aceleração Sampa Games. Entre os anos de 2021 e 2023, acumulou mais de 400 testes únicos entre crianças e familiares do seu primeiro jogo para celular: Milky Shaky LAB, um simulador de telescópio em tempo real para exploradores espaciais poderem coletar adesivos científicos, testar seu conhecimento e colecionar álbuns únicos.

 

Dogmelgames: A Dogmelgames é uma empresa de tecnologia que tem como missão a promoção da equidade no mundo tecnológico, nos games e nos eventos tecnológicos, seus valores são compromisso com a agenda de ODS da Onu de 2030, e com os direitos humanos, trazendo tanto na contratação da equipe, como nas temáticas, diversidade, e matrizes culturais não hegemônicas. É uma empresa feita por uma pessoa LGBTQIANP de comunidade de terreiro.

 

JoyGG Game Studio: O estúdio foi formado durante a edição piloto do Sampa Games como parte do Estúdio de Criação – CAYO Ilustrações & Comunicação. Atualmente, a JoyGG Game Studio é formada por um time multidisciplinar que compõe as diferentes áreas de atuação e desenvolveu os jogos ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha e QuarantriX, ambos presentes na arena Gamer.

 

ANI NÚBIA: Lute como uma Rainha: Neste jogo de ação/aventura com doses de RPG, os jogadores controlam ANI MAKENA – uma garota afropunk brasileira que é acidentalmente translocada como uma das sete Sacerdotisas do Antigo Egito reunificado. Ao invés de armas e punhais, ela usa a sua voz sobrenatural para neutralizar os inimigos – alguns influenciados por criaturas demoníacas do folclore africano.

 

QuarantriX: Neste jogo de tiro 3D, jovens pilotam robôs gigantescos para combater uma epidemia de vírus que invadiu o sistema de um estúdio de games. Homenageando alguns clássicos dos anos 90 como Star Fox (SNES), a estética visual do game contém gráficos poligonais sem a implementação de texturas complexas.

 

Blackstar Lab: A Blackstar Lab é um estúdio independente que desenvolve jogos digitais e analógicos onde além de proporcionar entretenimento, têm a missão de alinhar diversão com aprendizado e inclusão. Atualmente, o estúdio trabalha no desenvolvimento de dois projetos distintos. O primeiro é o Zunyplay Games, que é uma série de jogos digitais educativos voltado para crianças em fase de alfabetização e aprendizado, incluindo design de acessibilidade com conteúdo em Libras e para a neurodiversidade. E o Ancestral Board Games que é uma série de jogos de tabuleiros antigos que vem resgatar os primeiros jogos já criados na história da humanidade fazendo um empolgante resgate histórico e cultural.

 

Fogo Games: É um estúdio indie brasileiro, fundado em 2020, com foco em jogos que carregam fortes elementos da cultura popular brasileira. É formado por desenvolvedores periféricos, que trazem para seus jogos narrativas que representam a inclusão e a diversidade, sem perder a mão do caráter lúdico dos games. Apresentado na arena gamer, o Ghetto Zombies é um jogo de tiro em pixel art onde o jogador deve defender o gueto em um mundo pós apocalíptico cheio de zumbis. A pixel art do jogo é inspirada nas favelas brasileiras, principalmente nas de São Paulo, pois o jogo tem como objetivo representar as pessoas, a arquitetura e a cultura do gueto brasileiro.

 

Conheça dos jogos que integram a incubadora de games da Spcine na arena gamer na CCXP:

Durante o evento, a Spcine Game apresentou duas estações com 4 jogos, exibindo alguns dos projetos apoiados, além de promover a divulgação de iniciativas recentes na área de games. Um dos jogos apresentados será o “Glitchers: Quebrando o Jogo”, é um jogo de ação e aventura centrado em Trix, uma gamer que se encontra acidentalmente dentro de seu jogo favorito, o Combate Cabuloso II.

Outro jogo que compôs uma das estações foi o “Pivot of Hearts”, que desafia os ideais românticos tradicionais, explorando a ideia do amor compartilhado em vez da monogamia. Em “Lila’s Tale”, terceiro jogo presente no evento, uma emocionante jornada 2D, a amizade é crucial para salvar os habitantes do reino encantado. Aventure-se com Lila e Lucas, explorando ambientes mágicos, desde florestas místicas até desertos antigos e montanhas ardentes de Solaria.

Complementando a grade de jogos, também tivemos o “Folklore: Shadows of the Shackled”, jogo de terror 3D que incorpora lendas brasileiras, explorando o folclore junto a questões culturais e históricas. Ambientado em uma fazenda assombrada, o jogador assume o papel de um apresentador de um show paranormal, revivendo a vida do escravo Matintape’re e enfrentando desafios de liberdade e sobrevivência 200 anos no passado.

 

Exposição – Spcine Play

A Spcine Play, primeira plataforma pública do Brasil, possui um catálogo que inclui raridades de renomados cineastas brasileiros, assim como títulos destacados de mostras e festivais de cinema de São Paulo. Durante a CCXP, foram exibidos nos monitores imagens dos principais destaques do catálogo da Spcine Play. Além disso, no estande foi possível receber orientações sobre o cadastro na plataforma.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.