Prefeitura de Mogi das Cruzes investe mais de R$ 12 milhões em tecnologia nas escolas

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregou na tarde desta quinta-feira (11/05) um grande pacote de melhorias na tecnologia educacional das escolas municipais e creches subvencionadas. O investimento é de mais de R$ 12 milhões em equipamentos e conectividade de alto padrão para toda a rede municipal de ensino. A primeira unidade a receber os equipamentos foi a Escola Municipal Rural Benedito Pereira de Paula, localizada no bairro do Beija Flor.

O contrato de conectividade, assinado nesta quinta-feira (11/05), levará 1 MB por aluno e período para todas as unidades municipais. “É simbólico começarmos esse projeto por uma escola na zona rural. Não só na Educação, mas em outras áreas, começamos pelos pontos mais afastados para chegarmos no centro. A gente vai onde de fato é necessário. Esse projeto traz uniformidade para a rede municipal, levando dignidade e oportunidade para todos os alunos”, disse o prefeito Caio Cunha.

A vice-prefeita Priscila Yamagami Kähler também destacou as oportunidades trazidas pela conectividade. “É um mundo que abre portas incríveis para as nossas crianças. É importante unir essa tecnologia à tecnologia humana para que ela traga mais ainda possibilidades”, disse. A previsão é de que até o final deste ano, todas as escolas municipais sejam atendidas com a conectividade.

Além da conectividade, a escola recebeu uma lousa interativa, equipamento que também será entregue em todas as escolas municipais. “Nos sentimos privilegiados em começarmos esse projeto. É muito bacana ver o olhar de nossos alunos, que já conheceram a lousa e ficaram encantados”, disse a diretora Eliane Batista de Souza, acompanhada pela vice-diretora Claudia Xavier de Campos.

O pacote também contemplou a entrega de quatro mil chromebooks entregues, sendo três mil para os alunos e mil que serão destinados a professores da rede municipal de ensino. As professoras da escola Lucélia Aparecida de Moraes Arias e Laura Comas Sotelo Ambires receberam os chromebooks, que poderão ser levados para casa para planejamento das atividades a serem aplicadas com os alunos também nas lousas interativas.

As ações foram desenvolvidas pela Secretaria de Educação, por meio do Departamento de Tecnologia Educacional (DTE). O diretor do departamento, Pedro Passos, apresentou os avanços do programa de Tecnologia Educacional, incluindo a formação de técnicos do Departamento Pedagógico pelo Google. “Estamos ampliando não só os dispositivos, mas trazendo autonomia didático-pedagógica para que a atuação dos nossos professores não seja limitada”, disse.

Um dos diferenciais do programa mogiano é de que todo o trabalho tem sido feito pela equipe técnica do departamento. “Temos um corpo de profissionais e técnicos muito competente, que estão trabalhando e se desdobrando para levar a tecnologia para nossas crianças em toda a cidade. É uma marca estarmos na zona rural para trazer esse acesso para nossos alunos e professores”, disse a secretária de Educação, Patrícia Helen Gomes dos Santos. A equipe do Departamento de Tecnologia Educacional também esteve presente na escola.

A escola rural foi referência do trabalho mogiano de conectividade nas escolas para a Mega Edu, organização sem fins lucrativos parceira da Fundação Lemann, que apresentou o case de sucesso no Seminário Educação Conectada, realizado em Brasília (DF), no mês passado.

Estiveram presentes o secretário adjunto de Governo, Rubens Pedro, o secretário adjunto de segurança Alexandre Ribeiro e os vereadores Eduardo Ota, Carlos Lucarefski, Malu Fernandes e Osvaldo Antonio da Silva.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregio

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.