Barueri

Prefeitura de Barueri entrega prédio de escola do Engenho Novo para atender 1.600 alunos

O antigo prédio da Emef Professor Jorge Augusto de Camargo, no Engenho Novo, foi trocado por um outro maior e mais moderno. Totalmente reconstruída pela Prefeitura de Barueri, por meio da Secretaria de Obras, a unidade com suas novas instalações foi entregue no sábado, dia 27, no mesmo endereço, sendo a entrada principal pela rua Cafelândia, mas também com acessos pelas ruas Marechal Deodoro da Fonseca, Piraju e Marechal Hermes da Fonseca. 

Com capacidade para abrigar 1.600 alunos, o novo prédio está pronto para receber, inicialmente, em torno de 1.000 estudantes na volta às aulas deste ano letivo, que ocorrerá na segunda-feira, dia 5 de fevereiro. 

O evento teve apresentações circenses, como malabarismo e contorcionismo dos alunos das oficinas de arte da cidade, além de outras atrações como robô gigante de led e pintura nos rostos de crianças. O descerramento de placa foi feito pelo prefeito Rubens Furlan, que esteve no evento acompanhado pelo secretário de Governo, Beto Piteri, vereadores e outros secretários. 

A solenidade contou também com a presença dos familiares do homenageado, o professor Jorge Augusto de Camargo, alunos e da comunidade em geral. 

Modernas instalações 

A escola foi reconstruída em prédio de quatro pavimentos em terreno de 6.047,37m², sendo a área construída de 5.899,3m². Contém 23 salas de aula, sala de leitura, laboratório de ciências, auditório, consultório odontológico, sala de artes, sala de informática, sala multiuso, quadra coberta, cozinha, pátio e estacionamento. 

Escola de qualidade 

O objetivo do governo é oferecer ambientes e equipamentos mais qualificados, visando modernizar o ensino público e gerar estímulos para alunos e educadores. Em seu discurso, o prefeito Rubens Furlan lembrou que desde o seu primeiro mandato já pensou em construir escolas de boa qualidade em Barueri, inspirado nas escolas particulares do Estados Unidos, que são bonitas.

“Tenho procurado dar um bom ambiente, com investimento em escolas de educação de qualidade, para que os filhos dos trabalhadores da nossa cidade tenham um futuro melhor”. 

Responsável por assinar o projeto de construção da Emef Jorge Augusto de Camargo quando era secretário de Obras, Beto Piteri reforçou que a Prefeitura tem feito escolas lindas na cidade.

“Entregamos essa escola para as crianças e adolescentes, visando reforçar a qualidade de ensino. Uma unidade maravilhosa, felicidade para nós, os alunos e as famílias”.  

Morador do bairro e aluno da Emef Jorge de Camargo desde pequeno, Eduardo José da Silva, 9º ano, gostou do prédio novo.

“Sempre estudei aqui, e agora ficou bem-diferente em relação ao que era antes. Muitas inovações, como ar-condicionado, quadra, auditório e laboratório. Mais conforto na escola. Valorizou bastante o desempenho dos estudantes”. 

Gratidão 

Emocionada, Nilva de Camargo, irmã do patrono da escola, disse que o momento foi de gratidão a todos e de muita saudade do irmão, Jorge Augusto de Camargo, que faleceu com 44 anos de idade, em 04 de fevereiro de 1994. Disse que ele era solteiro e que também tinha outro irmão: o também saudoso Constantino de Camargo Filho (Dum).

“É uma homenagem bem-merecida, pois o Jorge era amigo de todos, e os alunos gostavam muito dele. Uma excelente pessoa e profissional da educação, o primeiro professor de geografia a assumir aula nesta escola. A comunidade o adorava, tanto que correu atrás para que colocassem o nome dele na escola”, encerrou.  

Mais escolas   

Barueri tem investido também na construção, reconstrução e reforma de diversas escolas da rede de ensino. Ainda neste começo de ano está prevista a conclusão da Emei Takechi Takau, no Engenho Novo, e da Emeief Francisco Zacarioto, no jardim Maria Helena. Só nos últimos meses, foram finalizadas as obras da nova Maternal do Parque Viana e da Maternal do jardim Regina Alice.

 

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.