Painel reúne nove consórcios públicos e lideranças no 8º Conexidades, em Holambra, para debater gestão compartilhada no setor público.
Painel reúne nove consórcios públicos e lideranças no 8º Conexidades, em Holambra, para debater gestão compartilhada no setor público.

Painel sobre consórcios públicos é destaque no 8º Conexidades

Com a presença inédita de nove consórcios públicos e uma plateia formada por vereadores, gestores e lideranças de todo o interior paulista e da capital, o painel “Consórcios Públicos: Dividindo Responsabilidades” foi um dos destaques da programação técnica do 8º Conexidades, realizado em Holambra (SP).

 

 

Presidente do CIOESTE e prefeito de São Roque, Guto Issa levou ao debate um alerta sobre o desequilíbrio na estrutura federativa brasileira. Segundo ele, desde 1988 a União vem transferindo competências às cidades sem garantir o repasse proporcional de recursos, aprofundando os desafios orçamentários municipais. A maneira como a arrecadação está concentrada na esfera federal, observou, dificulta a autonomia das administrações locais e impõe limites à oferta de serviços públicos que a população demanda.

Guto também chamou atenção para a iminente extinção do ISS — prevista com a entrada em vigor da reforma tributária a partir de 2026 — e destacou que os municípios precisam se debruçar com urgência sobre os impactos disso para o custeio de políticas públicas essenciais. Diante desse cenário, ele defendeu os consórcios como ferramentas estratégicas de governança, especialmente para compras públicas compartilhadas, que ampliam a eficiência, reduzem custos e fortalecem a atuação coletiva dos municípios.

Ao apresentar o CIOESTEconsórcio que reúne 14 cidades, e com o processo em andamento de adesão da capital paulista, que representa 24% do PIB paulista e cerca de 7% do PIB nacional — Guto explicou o funcionamento das câmaras temáticas e grupos técnicos de trabalho que sustentam a atuação do colegiado. Ele também mencionou a Região Metropolitana de Sorocaba, da qual também é presidente, e que reúne outras 27 cidades com um total de 3,5 milhões de eleitores.

A fala reforçou a importância de pensar os consórcios para além da economia de escala. Segundo Guto, eles também exercem papel político de representação e articulação regional, e devem ser valorizados como espaço legítimo de formulação de políticas públicas.

O painel foi coordenado por José Mario Brasiliense, da Oficina Municipal, e contou com a participação de prefeitos que presidem consórcios de diversas regiões do estado, como CISMETRO, CODEVAR, COMAM, CONDESU e Unipontal.

Realizado entre os dias 4 e 8 de agosto, o Conexidades 2025 é promovido pela Multiplicidades e pela UVESP (União dos Vereadores do Estado de São Paulo), com apoio institucional de dezenas de entidades públicas e privadas. Nesta edição, o evento reúne mais de 9 mil participantes em um espaço de 9 mil m², com painéis sobre inovação, sustentabilidade, gestão pública, turismo, consórcios, agronegócio e novas tecnologias.

 

Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook:
https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

plugins premium WordPress