Jornal Digital da Região Oeste

Osasco mira em conscientização sobre câncer para jovens com ‘outubrinho rosa’

Osasco pode implementar uma nova campanha de saúde focada na prevenção e diagnóstico precoce de cânceres ginecológicos e outros problemas de saúde em meninas de até 15 anos. Um projeto de lei que visa criar a campanha “Outubrinho Rosa” foi aprovado em primeira votação na Câmara Municipal.

O Projeto de Lei 42/2025, de autoria do vereador Sérgio Fontellas, busca instituir a campanha com o objetivo de realizar ações de prevenção direcionadas a essa faixa etária. A proposta foi aprovada com 13 votos favoráveis durante a 71ª Sessão Ordinária da Câmara.

O vereador Fontellas argumenta que a iniciativa responde a uma necessidade urgente de conscientização e diagnóstico precoce de doenças que afetam meninas, com foco no câncer de mama, câncer de colo de útero e outras condições tratáveis com maior eficácia quando detectadas em estágios iniciais.

“A proposta é uma resposta às necessidades cruciais de conscientização, prevenção e diagnóstico precoce de doenças que afetam meninas de até 15 anos de idade, com foco especial no câncer de mama, câncer de colo de útero e outras condições que podem ser tratadas com maior eficácia quando detectadas precocemente”, explicou o vereador no texto do projeto.

Segundo o parlamentar, iniciar a conscientização e educação sobre o tema desde a infância é fundamental para a promoção da saúde e bem-estar das futuras gerações. Ele também ressaltou que a prevenção e o diagnóstico precoce têm o potencial de salvar vidas, sendo este o foco central do projeto.

Em outra votação, o plenário também aprovou o Projeto de Decreto Legislativo 59/2025, de autoria do vereador Gabriel Saúde, que concede o Título de Cidadã Osasquense à Sra. Carolina Gomes Lourenço. A matéria recebeu 15 votos favoráveis.

Fonte: jornaldigitaldaregiaooeste.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.