O Núcleo de Justiça Restaurativa de Barueri, situado na Cejusc (Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania), realizou o encontro “Cuidando de quem cuida”, ligado ao projeto “Circulando nas redes”, que tem o objetivo de fortalecer laços e oferecer um espaço de escuta e diálogo para profissionais da rede pública de Barueri.
O encontro contou com a presença de gestores, coordenadores, orientadores e professores da rede de ensino municipal, além de agentes sociais da Organização Social Cepac.
Círculo
Em uma roda de conversa foi montado literalmente um círculo no chão com alguns objetos que representaram a existência da natureza, a comunicação não violenta, valores existenciais, atitudes de autocuidado, dentre outros símbolos que foram analisados ao longo do encontro.
Confidencialidade
“Aqui é um espaço seguro, de confidencialidade e que nos conecta com nós mesmos, e também permite a compreensão do outro”, explica uma das facilitadoras, Maria Helena de Oliveira, sobre o sigilo nos círculos.
Cuidando
Os encontros possibilitaram aos participantes compartilharem suas histórias de vida e assim fortalecer a conexão uns com os outros, além de uma vivência pela busca de autoconhecimento. Perguntas como “Em qual momento precisei cuidar de alguém?” e “Em qual momento eu fui cuidado?” foram lançadas e nortearam o diálogo e as reflexões.
“Eu queria cuidar de uma aluna que passa por um momento de grande dor. A gente busca ajuda, tenta sempre fazer o máximo. Penso todos os dias nessa menina”, disse uma das participantes que atua na rede de ensino sobre a sua vontade de cuidar do outro.
“Sou muito grato porque fui muito bem cuidado pela minha avó, e hoje, casado, penso na importância desse ‘cuidar’ do outro”, relata um dos agentes sociais presentes no encontro.
Justiça restaurativa
Com o apoio da Prefeitura de Barueri o Núcleo de Justiça Restaurativa promove encontros que buscam a construção de uma sociedade mais pacífica através da comunicação não violenta. O intuito é o de restaurar a boa convivência entre os envolvidos direta ou indiretamente em delitos.
O Núcleo também abre os encontros para o público em geral. Quem quiser fazer parte dos círculos poderá obter mais informações pelo telefone (11) 3164-1036.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional