Mogi das Cruzes foi contemplada em edital da EDP e receberá mais 1.068 pontos da iluminação pública das vias por LED. A iniciativa representa um investimento de cerca de R$ 1 milhão da EDP, por meio da Chamada Pública de Projetos de Eficiência Energética. A assinatura do convênio ocorreu nesta quarta-feira (6/9), no gabinete, com a presença do prefeito Caio Cunha e da diretora da EDP São Paulo, Cristiane Fernandes.
As novas luminárias serão instaladas em ruas e avenidas da cidade que ainda não contam com esse tipo de iluminação, atendendo cerca de 20 bairros, entre eles Jardim Maricá, Vila São Francisco, Braz Cubas, Conjunto Santo Ângelo, Mogi Moderno, São João, Vila Natal e Nova Mogilar.
“Uma das metas da nossa gestão é que Mogi das Cruzes tenha 100% de iluminação em LED. Estamos trabalhando para cumprir este objetivo desde o primeiro dia de mandato e conseguimos ótimos resultados até agora, atendendo avenidas, corredores de ônibus e regiões inteiras como Jundiapeba. A iluminação em LED aumenta a segurança e moderniza a cidade. A parceria com a EDP é fundamental e tem contribuído muito para que isso aconteça e agora teremos mais de 1.000 LEDs para serem instalados. Vamos atender corredores da cidades que ainda não constam esse tipo de benefício”, afirma o prefeito Caio Cunha.
A substituição das lâmpadas convencionais pelos modelos LED tem início previsto para outubro e deve ser concluída em até três meses, sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (SMIU). “Trabalhamos em toda a cidade, realizando manutenção e melhorias na infraestrutura urbana, e nossas equipes vão acompanhar mais essa etapa de avanço da iluminação em LED, que é uma prioridade do prefeito Caio Cunha”, afirma o secretário Alessandro Silveira.
A Administração Municipal vem trabalhando para modernizar toda a rede de iluminação pública de Mogi das Cruzes, substituindo gradativamente as lâmpadas convencionais por modelos LED. Como exemplo, foram beneficiadas com a instalação de lâmpadas LED as principais avenidas do Mogilar (incluindo a avenida Cívica e a região do Ginásio Municipal), Rodeio, Vila Oliveira, Socorro, Bertioguinha, Centro, entre outros. Os Jardins Piatã 1 e 2 também foram contemplados, assim como o distrito de Jundiapeba, que já recebeu 2 mil lâmpadas LED, com 94 vias beneficiadas.
Economia de energia
As lâmpadas LED oferecem uma combinação de economia de energia, longa vida útil, melhor visibilidade e baixo impacto ambiental, tornando-as uma escolha cada vez mais popular e recomendada para iluminação pública das cidades. Além disso, colaboram para aumentar a segurança pública, tornando as ruas mais iluminadas e facilitando a visualização pelas câmeras – a luz clara permite uma identificação mais precisa das cores.
Apenas com os 1.068 novos pontos de LED, a estimativa é de que o consumo de energia da Prefeitura diminua 775 MWh/ano, o equivalente ao consumo médio anual de cerca de 325 famílias.
Somente as chamadas para projetos de eficiência energética proporcionadas pela EDP já garantiram a Mogi das Cruzes um total de quase 2.250 luminárias de LED instaladas, o que representa um importante avanço para a redução de custos, do consumo e de impactos ambientais. Entre 2021 e 2023, os recursos dos editais da EDP repassados ao município foram de cerca de R$ 2,6 milhões. Além disso, a Prefeitura também faz a aquisição de lâmpadas LED para modernização da rede municipal.
Siga nas redes:
Instagram: jornalimprensaregionalregoeste
Site: jimprensaregional.com.br
Facebook: https://www.facebook.com/pg/jimprensaregional