G1

Hospital de jaú cria mercadinho lúdico para pacientes mirins com câncer

O Hospital Amaral Carvalho (HAC), localizado em Jaú, São Paulo, implementou um projeto inovador para seus pacientes infantis em tratamento oncológico. Trata-se de um “mercadinho” itinerante, onde as crianças podem escolher guloseimas enquanto aprendem sobre nutrição e noções básicas de finanças.

A iniciativa, denominada “Lanche Divertido”, foi lançada em um momento oportuno, coincidindo com o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, data que reforça a importância da conscientização e do diagnóstico precoce da doença.

Todas as quintas-feiras, cada paciente recebe 20 “dinheiros” fictícios, que podem ser trocados por chocolates, salgadinhos e outros doces à sua escolha. Após a “compra”, são orientados a fracionar os alimentos para consumo ao longo da semana.

A equipe de nutrição do hospital desempenha um papel fundamental, oferecendo orientações sobre escolhas alimentares saudáveis e a importância de não consumir tudo de uma só vez. “A escolha é livre, mas fazemos a orientação nutricional. Explicamos que, se for consumir, é importante fracionar durante a semana”, detalha Bianca Pigoli, responsável pela nutrição clínica do HAC.

O projeto também aborda a educação financeira, ensinando as crianças sobre o valor do dinheiro e a importância do planejamento. “O paciente tem aquele valor fictício e, quando ele acaba, a compra é finalizada. Se ele deseja algum alimento específico que não pôde comprar, ele já se programa para a próxima semana”, explica a nutricionista.

Para os pais, a iniciativa representa um alívio na rotina do tratamento. Sunamita, mãe de uma paciente, compartilha que a ação serve como um incentivo para que sua filha mantenha o apetite e enfrente as etapas do tratamento com mais ânimo. “É um motivo a mais para eles continuarem, para enfrentarem mais uma quimioterapia”, afirma.

A médica coordenadora da Oncologia Pediátrica do HAC, Larissa Bueno Moreira, destaca que o projeto ameniza os longos períodos de internação, trazendo descontração e divertimento. “Isso faz parte do cuidado integrado ao paciente: fazer de tudo para que, apesar de uma doença e de um tratamento difícil e cheio de restrições, a gente consiga conduzir da melhor forma”, completa.

A participação das crianças no “mercadinho” é avaliada caso a caso, com o aval das equipes médica e nutricional, garantindo a segurança e o respeito às dietas restritivas.

O Hospital Amaral Carvalho, conhecido por disponibilizar 100% de sua capacidade para pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é referência nacional em tratamento oncológico. Anualmente, atende milhares de pacientes de todo o país, realizando um grande volume de procedimentos.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.