© Fernando Frazão/Agência Brasil

Hospital das clínicas da usp terá primeiro hospital inteligente do sus

O Sistema Único de Saúde (SUS) ganhará seu primeiro hospital inteligente, a ser implementado no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC USP). O Ministério da Saúde lidera a iniciativa, que também engloba a criação de uma rede nacional de serviços de saúde de alta precisão.

A rede, parte do programa “Agora Tem Especialistas” do Ministério da Saúde, contemplará 14 Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) distribuídas pelas cinco regiões do país, além da modernização de unidades de excelência no Rio de Janeiro e no Distrito Federal. O Instituto Tecnológico de Emergência do Hospital das Clínicas da USP também está incluído no projeto.

A parceria foi formalizada por meio de um acordo de cooperação com a USP e o estado de São Paulo, responsável pela cessão do terreno para a construção. O Ministério da Saúde está nas etapas finais de um pedido de investimento de R$ 1,7 bilhão junto ao Banco do BRICS para a viabilização do projeto.

De acordo com o Ministro da Saúde, o projeto se concretizará por meio da cooperação internacional, envolvendo bancos de desenvolvimento, parceiros estratégicos e instituições de pesquisa.

Segundo a Professora Titular de Emergências da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, o novo hospital representará um avanço para a medicina de precisão, com foco no paciente e uso de tecnologias que reduzem o tempo de resposta em situações de emergência.

O projeto foi apresentado ao Banco dos BRICS em março deste ano. A demanda foi anunciada pela presidente durante uma reunião de lideranças do bloco no Rio de Janeiro.

Em outubro, durante uma viagem à China, o ministro firmou acordos de cooperação tecnológica com instituições chinesas e apresentou o projeto ao banco para garantir o apoio financeiro para a construção do instituto.

Uma equipe técnica do banco do BRICS já visitou o local onde o novo Instituto do HC-USP será construído. A assinatura do acordo entre o Ministério da Saúde, o governo do Estado de São Paulo, a Faculdade de Medicina da USP e o Hospital das Clínicas representa o último passo para a avaliação final do projeto.

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Os campos obrigatórios são marcados *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.